Esquizofrenia e diabetes têm as mesmas origens?

Um estudo publicado na Lancet Psychiatry indica uma ligação entre o primeiro episódio de psicose e a resistência à insulina/tolerância diminuída à glicose.

Um estudo publicado na Lancet Psychiatry indica uma ligação entre o primeiro episódio de psicose e a resistência à insulina/tolerância diminuída à glicose. Pesquisadores descobriram que os marcadores bioquímicos de ambos os estados pré-diabéticos eram mais comuns em pacientes com o primeiro episódio de psicose do que em pares saudáveis.

500x120-usuarios

Para a meta-análise, os pesquisadores avaliariam se o primeiro episódio de psicose está associado a marcadores pre-diabéticos, para determinar se as ligações intrínsecas às doenças podem causar o desenvolvimento de distúrbios em uníssono.

Foram identificados 1.436 estudos, dos quais 12 foram incluídos na análise final, com 1.137 participantes. As análises combinadas mostraram que o primeiro episódio de psicose estava relacionado à resistência à insulina (diferença média de 0,30 [IC 95% 0,18 a 0,42]), tolerância à glicose prejudicada (diferença média de 1,31 [0,37 a 2,25]), e o número de pacientes com tolerância à glicose prejudicada (OR 5,44 [2,63 a 21,27]), mas não de glicose plasmática em jejum (diferença média de 0,03 mmol / L [-0,44 a 0,09]).

250-BANNER3

Mais sobre diabetes:

– Diabetes + coronariopatia: qual o melhor tratamento?
– Colesterol alto menor risco de diabetes?
– Complicações Agudas do Diabetes
– Diabetes Tipo 2: Os 13 Princípios do Tratamento
– Uso de células ß artificiais para o tratamento do diabetes tipo 1

Os resultados sugerem que pode haver uma ligação intrínseca entre controle glicêmico anormal e psicose. Esses resultados podem ajudar a explicar o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em pacientes com esquizofrenia e ter implicações para o tratamento.

Sabe-se que indivíduos com esquizofrenia morrem mais jovens do que a população em geral. Caso a hipótese esteja correta e os pacientes com esquizofrenia sejam intrinsecamente susceptíveis a índices glicêmicos anormais, além dos fatores de risco ambientais conhecidos aos quais podem estar expostos, os médicos devem mostrar maior vigilância à saúde física dos pacientes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • The association between first-episode psychosis and abnormal glycaemic control: systematic review and meta-analysis. The Lancet. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(16)30262-0

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.