Leia mais:
Leia mais:
Podcast da PEBMED: destaques do Chest 2021 sobre neurointensivismo [podcast]
Unidades móveis de AVC: Sonho ou Realidade?
Dia Mundial do AVC: prevenção e tratamento dos fatores de risco [vídeo]
Estafilocinase: Novo trombolíticio é testado na Rússia no estudo FRIDA
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]

Estafilocinase: Novo trombolíticio é testado na Rússia no estudo FRIDA

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um estudo com estafiloquinase, randomizado, financiado pelo governo russo, com resultados positivos foi publicado na Lancet Neurology mês passado.

A estafilocinase não imunogênica é estafilocinase recombinante modificada com baixa imunogenicidade, alta atividade trombolítica e seletividade para fibrina. O objetivo do estudo russo com o trombolíticio foi avaliar a segurança e eficácia de um único bolus intravenoso de estafilocinase não imunogênica em comparação com alteplase em pacientes com AVC isquêmico agudo em 4,5 h após o início dos sintomas.

estafilocinase

O estudo

Fizeram um estudo randomizado, aberto, multicêntrico, de grupos paralelos em 18 centros clínicos na Rússia. 

De 385 pacientes recrutados de 18 de março de 2017 a 23 de março de 2019, 336 (87%) foram incluídos no estudo. 

  • 168 (50%) pacientes foram aleatoriamente designados para receber estafilocinase não imunogênica e 168 (50%) para receber alteplase.
  • A duração mediana do acompanhamento foi de 89 dias (IQR 89–89).
  • 84 (50%) de 168 pacientes no grupo de estafilocinase não imunogênica tiveram um resultado favorável no nonagésimo dia em comparação com 68 (40%) de 168 pacientes no grupo de alteplase (odds ratio [OR] 1.47, 95%IC 0,93 a 2,32; p = 0,10). A diferença na taxa de resultado favorável no nonagésimo dia foi de 9,5% (IC 95% -1,7 a 20,7).
  • A hemorragia intracraniana sintomática ocorreu em cinco (3%) pacientes no grupo de estafilocinase não imunogênica e em 13 (8%) pacientes no grupo de alteplase (p = 0,087).
  • No nonagésimo dia, 17 (10%) pacientes no grupo de estafilocinase não imunogênica e 24 (14%) pacientes no grupo de alteplase morreram (p = 0,32)
  • 22 (13%) pacientes no grupo de estafilocinase não imunogênica tiveram eventos adversos graves, em comparação com 37 (22%) pacientes no grupo de alteplase (p = 0,044).

Leia também: Trombectomia mecânica tem eficácia em casos agudos de AVC isquêmico?

Conclusões

O estudo apresenta número limitado de pacientes e desenhado para avaliação de não-inferioridade, com resultados melhores do que o trombólitico rTPA, padrão ouro nos centros de AVC. 

Um pouco estranho um ativador do plasminogênio de origem bacteriana, descrito em 1948 “ressurgir das cinzas” em uma estudo patrocinado pelo governo russo e demonstrar não inferioridade ao rTPA, sem sequer ter sido apresentado formalmente antes.

Autor:

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.