Estão abertas as inscrições em projeto para redução de infecções hospitalares em UTIs

Gestores de hospitais públicos ou filantrópicos podem se inscrever para projeto com objetivo de reduzir o número de infecções hospitalares.

Gestores de hospitais públicos ou filantrópicos podem se inscrever para o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” até o dia 30 de junho através deste formulário. O objetivo é reduzir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde e evitar cerca de 8.500 acidentes adversos hospitalares seguidos de óbito por ano nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Leia também: AVCI: qual é a relação entre infecção e readmissão hospitalar?

Estão abertas as inscrições em projeto para redução de infecções hospitalares em UTIs

O que será realizado?

Serão selecionadas 204 instituições para fomentar o suporte técnico e as práticas seguras que promovam a ampliação da qualidade e segurança em UTIs.

Os gestores dos hospitais interessados poderão se candidatar preenchendo o formulário e respondendo às questões sobre o profissional responsável que será indicado e informações gerais do hospital em questão.  

Outro requisito para a inscrição é que o hospital possua, no mínimo, 100 leitos ativos, sendo dez de UTI adulto ou pediátrico. Também é necessário ter o apoio institucional de um responsável legal do local onde trabalha para se candidatar.

Com duração de 24 meses, o projeto vai dar subsídios aos profissionais das unidades para implementar ou aprimorar o desempenho através da aplicação de diretrizes de práticas seguras para a prevenção de:

  • Infecção primária da corrente sanguínea, associada ao uso de cateter venoso central;
  • Infecção urinária associada ao uso de cateter vesical;
  • Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Os inscritos ainda serão capacitados sobre o protocolo para a higienização das mãos. “Todo esse trabalho é envolvido por uma estratégia que utiliza como método práticas de qualidade com foco, sobretudo na melhoria do trabalho em equipe, comunicação e envolvimento do paciente no cuidado”, afirmou a diretora da Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira.

Outro benefício do programa será prestar suporte para que as equipes simplifiquem e padronizem os seus processos para que os profissionais de saúde possam ampliar e replicar o trabalho em outras unidades médicas.

Metodologia

Cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos hospitais de excelência, que compõem o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A unidade será responsável pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e pelas visitas virtuais ou presenciais.

O programa busca somar esforços aos programas nacionais vigentes, estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as vigilâncias sanitárias locais.

O objetivo central é melhorar a segurança do paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais em 119 UTIs nas cinco regiões do país.

Saiba mais: ATS 2021: infecções fúngicas em ambiente intra-hospitalar

Os hospitais parceiros são: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês, que trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto, utilizando a metodologia e o apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI).

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.