Estatina venosa durante o infarto do miocárdio é eficaz?

A estatina possui diversos benefícios cardiovasculares. Pesquisadores testaram os efeitos durante o infarto do miocárdio comparando com outros medicamentos.

A estatina é um medicamento com diversos benefícios cardiovasculares, ela atua na redução da progressão da placa aterosclerótica, além de reduzir a inflamação e os níveis de LDL colesterol. A droga já provou seu benefício quando utilizada em altas doses na doença arterial coronariana aguda, entretanto o tempo ideal e o regime da administração parecem incertos.

Os estudos com estatina pós-infarto e pré-procedimentos invasivos nas coronárias são conflitantes em reduzir eventos cardiovasculares maiores em 30 dias. Entretanto, pode ser vista uma redução no tamanho do infarto e na apoptose celular caso a estatina seja administrada precocemente. Esse efeito se daria independentemente da redução do LDL colesterol, pelas propriedades anti-inflamatórias da droga e ativação de enzimas cardioprotetoras.

Diante desses fatos um grupo de pesquisadores resolveu testar os efeitos da atorvastatina injetável durante o infarto do miocárdio em comparação a atorvastatina oral após o evento.

Leia também: Qual o risco x benefício das estatinas em idosos?

Paciente passando por infarto do miocárdio e equipe médica preparando a injeção de estatina

Características do estudo

É importante frisar inicialmente que o experimento foi feito em porcos, com isquemia induzida (através de um balão na artéria descendente anterior) e que receberam dieta hipercolesterolêmica 10 dias antes do evento.

O estudo separou os animais em 3 grupos, cada um com 7 animais, o primeiro grupo recebeu atorvastatina venosa durante o infarto (0,5 mg/kg), enquanto o segundo grupo recebeu apenas o veículo da injeção, sem a droga. Já o terceiro grupo recebeu atorvastatina oral após o infarto (1 mg/kg). Após o evento inicial os animais do grupo 1 e 3 receberam atorvastatina oral por 42 dias, enquanto o grupo 2 recebeu placebo.

A avaliação dos danos do infarto e do remodelamento foram avaliados através de ressonância cardíaca no terceiro e quadragésimo segundo dia. Foram levados em conta padrões de remodelamento, fibrose, cavidades das câmaras entre outras variáveis.

Houve também a coleta de amostras de sangue para a avaliação de lipídeos, citocinas inflamatórias e o perfil hepático.

Resultados

O resultado foi uma redução de 10% do tamanho do infarto no grupo da estatina venosa em relação aos outros grupos. Além de 50% de preservação do miocárdio. No 42º dia houve redução da cicatriz do infarto nos grupos que receberam estatinas. Entretanto, o grupo da estatina venosa teve 24% a mais de redução. Além de apresentar menor prejuízo a função miocárdica e um perfil inflamatório melhor do que o grupo que utilizou placebo.

Conclusão

Ainda que a terapia para o infarto reduza a mortalidade dos pacientes, a insuficiência cardíaca ainda é uma desagradável consequência que temos de encarar devido ao remodelamento cardíaco. Apesar desse estudo ter sido conduzido em animais e não mostrar desfechos clínicos, ele mostra que a estatina venosa, administrada no momento do infarto é uma opção promissora ao menos para reduzir os impactos negativos sobre o infarto no músculo cardíaco.

Referências bibliográficas:

  • Mendieta G, et al. Intravenous Statin Administration During Myocardial Infarction Compared With Oral Post-Infarct Administration. J Am Coll Cardiol. 2020 Mar; 75 (12) 1386-1402.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.