Esterilização: o que está por trás da Consulta Pública nº 586?

Cada Serviço de Saúde realiza esterilização seguindo seu direcionamento, que deveria ser o mesmo em todo o Brasil. A CP nº 586 propõe padronizar o processo. Saiba como:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A esterilização de aparelhos é essencial na prática médica, principalmente para cirurgiões e médicos que fazem exames como endoscopia, broncoscopia, colonoscopia. Para os cirurgiões normalmente o hospital fornece esse tipo de serviço, porém alguns profissionais de saúde não dispõem desta facilidade e necessitam esterilizar os próprios equipamentos.

A Consulta Pública nº 586, datada de 20/12/2018, aborda a temática da Garantia da Qualidade para Validação, Monitoramento e Controle de Rotina dos Processos de Esterilização e Processos automatizados de Limpeza e Desinfecção em serviços de saúde. Entrando em vigor a partir de 8 de janeiro de 2019 e com término em 9 de março de 2019.

Todos os interessados podem opinar, o que é de grande valia, pois das Consultas Públicas são sancionadas as Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDCs), que transformam-se em normativas, com obrigatoriedade do seu cumprimento.

O que a consulta pública nº 586 traz de especial e/ou diferente?

  • Sua principal abordagem são os métodos de esterilização físicos ou químicos utilizados nas instituições de saúde e o método de limpeza e desinfecção automatizadas;
  • A CP irá direcionar normativas para Garantia da Qualidade na Validação, Monitoramento e Controle de Rotina dos Processos de Esterilização e Processos automatizados de Limpeza e Desinfecção em Serviços de Saúde; o que se faz muito relevante, pois atualmente cada Serviço de Saúde realiza esses procedimentos seguindo seu padrão, que deveria ser padronizado em todo o Brasil de forma uniformizada;
  • Os processos de esterilização realizados em serviços de saúde devem demonstrar atividade microbicida que possuam nível de garantia de esterilidade (NGE) igual ou superior a 10-6. O que nos dá maior confiança, utilizando o método também conhecido de “over kill”;
  • Os processos de esterilização devem ser validados para uso e, rotineiramente monitorados e controlados de forma a garantir sua confiabilidade e reprodutibilidade. Em outras palavras, precisamos respeitar a validação as autoclaves e esterilizadoras e respeitar o prazo da validação e realizá-la sempre que se fizer necessário independente do prazo estabelecido. Tudo para garantia da qualidade do processo e diminuição nas taxas de infecção hospitalar.

A questão da validação, qualificação de desempenho e qualificação de instalação permanecem as mesmas tanto para autoclaves, esterilizadoras,  quanto lavadoras e termodesinfetadoras.

Precisamos respeitar os prazos, possuirmos os documentos da empresa que realizou o processo, e dependendo do reparo que for realizado após a validação e qualificação, repeti-los.

E afinal qual a proposta de mudança na CP nº 586?

Alguns processos de monitoramento permanecem o mesmo da RDC 15, de 15 de março de 2012; já outros trazem um pouco de retrocesso.

Vale ressaltar que ler a CP nº 586 é de suma importância para opinarmos e mantermos o processamento dos produtos para saúde em padrão ouro e uniformizados, de forma que todos iremos praticar o mesmo processamento em qualquer lugar do Brasil, assim como em outros países e principalmente garantir a qualidade da assistência de enfermagem prestada indiretamente; elevando o nível de segurança dos pacientes, garantindo a qualidade dos Serviços de Saúde e ajudando a CCIH na minimização das IRAS.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Consulta Publica n 586, Anvisa, Ministério da Saúde; RDC n 15, Anvisa, Ministerio da Saude.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades