Leia mais:
Leia mais:
IM/ACP 2022: confira as novidades do congresso
IM/ACP 2022: demência – evidências e abordagens
Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?
Estresse e a equipe de enfermagem em centro cirúrgico
Cirurgia de catarata pode estar associada a um risco menor de demência

Estresse na meia idade aumenta riscos de doenças mentais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O estresse é uma das principais causas de problemas de saúde no mundo contemporâneo. A rotina intensa pode aumentar o risco de demência na meia-idade. É o que relata um levantamento da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, apresentado na Conferência Internacional da Associação do Alzheimer 2018 (AAIC), evento realizado em julho deste ano.

Segundo relatou a médica Paola Gilsanz, autora do estudo, os casos de transtornos mentais variam de acordo com a raça do indivíduo. Os asiáticos apresentam menor incidência da doença, enquanto os negros têm maior índice. Para Gilsanz, é essencial reduzir essa disparidade, porque a estafa é um fator de alto risco para o declínio cognitivo, em especial na meia-idade. Estresse e demência estão relacionados entre si de diversas maneiras, pois a estafa mental pode causar aumento do nível dos glicocorticoides, hipertensão e outras complicações no organismo.

Leia mais: Estresse emocional pode ser trigger de doença autoimune?

O estudo foi realizado de 1996 a 2017 com 12.263 pessoas na faixa etária entre 40 e 55 anos. Do total, 63% eram brancos, 17% negros, 8% asiáticos, 5% latinos e os 3% restantes pertenciam a outros grupos étnicos. Durante mais de 20 anos, os pesquisadores acompanharam a saúde dos participantes a fim de traçar possíveis diagnósticos de doença mental, morte, etc.

Entre os participantes, pelo menos 24% relataram sofrer com algum fator de estresse no cotidiano. Negros (27%) e latinos (28%) estão mais expostos a pelo menos um agente estressante do que os asiáticos (16%) e os brancos (23%). O estudo detectou que o estresse pode aumentar em 14% o risco de demência na meia-idade (hazard ratio, 1.14).

Os tipos de estresse mais mencionados são pressão no trabalho (26%) e problemas financeiros (25%), fatores mais relacionados ao surgimento de complicações mentais com o decorrer do tempo.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Midlife Stressors Boost Dementia Risk – Medscape – Jul 30, 2018
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Um comentário

    1. Irany Achiles Denti

      Quase todos nós temos ciência de que vivemos sob carga excessiva de agentes estressores, principalmente determinados pela organização social em que vivemos. Por outro lado, encontrar caminhos que possam ser mais seguros e menos estressantes possivelmente será o grande desafio das próximas gerações.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.