Estudo apoia o uso de dupilumabe para tratamento de asma moderada a grave em crianças de 6 a 11 anos

Um estudo defende a aprovação feita em outubro pela FDA do medicamento dupilumabe para o tratamento de asma em crianças de seis a onze anos.

Os resultados de um ensaio multicêntrico internacional defendem a aprovação feita em outubro pela agência Food and Drug Administration (FDA) do medicamento dupilumabe para o tratamento de asma moderada a grave em crianças de seis a onze anos. O artigo Dupilumab in Children with Uncontrolled Moderate-to-Severe Asthma, de Bacharier e colaboradores, foi publicado em 9 de dezembro no jornal The New England Journal of Medicine. 

Crianças com asma moderada a grave podem evoluir com complicações da doença, apesar do uso de terapia padrão. O anticorpo monoclonal dupilumabe já havia sido aprovado para o tratamento de asma em adultos e adolescentes, bem como com outras doenças inflamatórias do tipo 2. Dessa forma, o objetivo do estudo Liberty Asthma VOYAGE (Evaluation of Dupilumab in Children with Uncontrolled Asthma) foi avaliar a eficácia e segurança de dupilumabe na faixa etária pediátrica em crianças com idades entre seis e onze anos com diagnóstico de asma moderada a grave.

Saiba mais: Recomendações brasileiras para o manejo da asma grave — 2021

dupilumabe

Metodologia 

Os pesquisadores conduziram um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo de fase 3 em um período de 52 semanas.  

Crianças com idades entre seis e onze anos eram elegíveis para participar se tivessem asma moderada a grave diagnosticada de acordo com as diretrizes GINA. Quatrocentas e oito crianças com idades entre seis e onze anos que tinham asma moderada a grave não controlada foram atribuídas para receber uma injeção subcutânea (SC) de dupilumabe, em um dose de 100 mg para aqueles com peso igual ou inferior a 30 kg e 200 mg para aqueles com peso superior a 30 kg) ou placebo correspondente a cada duas semanas. Todas as crianças continuaram a receber uma dose estável da terapia de base padrão.

O desfecho primário foi a taxa anual de exacerbações graves da asma. Os desfechos secundários incluíram a mudança da linha de base na porcentagem do volume expiratório forçado pré-broncodilatador previsto em um segundo (ppFEV1) na semana 12 e na pontuação no Questionário de Controle da Asma 7 Administrado por Entrevistador (ACQ-7-IA) na semana 24. Os pontos finais foram avaliados nas duas populações de eficácia primária que tinham um fenótipo de asma inflamatória tipo 2 (≥150 eosinófilos sanguíneos/mm³ ou uma fração de óxido nítrico exalado de ≥20 ppb na linha de base) ou uma contagem de eosinófilos sanguíneos de, pelo menos, 300/mm³ na linha de base.

Resultados 

Um total de 408 pacientes foram submetidos à randomização: 273 para o “grupo dupilumabe” e 135 para o “grupo placebo”. No “grupo dupilumabe”, três pacientes não receberam a intervenção atribuída. As características demográficas e clínicas dos pacientes nos dois grupos foram semelhantes no início do estudo e as atribuições de tratamento foram equilibradas entre as duas populações de eficácia primária. A duração média do acompanhamento foi de 365 dias.  

Em pacientes com fenótipo inflamatório tipo 2, a taxa anual de exacerbações graves da asma foi de 0,31 (intervalo de confiança de 95% [IC], 0,22 a 0,42) com dupilumabe e 0,75 (IC 95%, 0,54 a 1,03) com placebo (redução do risco relativo no grupo dupilumabe 59,3%; IC 95%, 39,5 a 72,6; P <0,001). A alteração média da linha de base no ppFEV1 foi de 10,5 ± 1,0 pontos percentuais com dupilumabe e 5,3 ± 1,4 pontos percentuais com placebo (diferença média, 5,2 pontos percentuais; IC de 95%, 2,1 a 8,3; P <0,001). O dupilumabe também resultou em um controle significativamente melhor da asma do que o placebo (P <0,001). Resultados semelhantes foram observados em pacientes com uma contagem de eosinófilos de, pelo menos, 300 células/mm³ no início do estudo.  

A incidência de eventos adversos graves foi semelhante nos dois grupos. O evento adverso mais comum que ocorreu em, pelo menos, 5% dos pacientes e com maior frequência no “grupo dupilumabe” foi infecção viral do trato respiratório superior (12,2% com dupilumabe e 9,7% com placebo). A descontinuação de uma intervenção do estudo devido a eventos adversos ocorreu em 1,8% dos pacientes no “grupo dupilumabe” e em 1,5% daqueles no “grupo placebo”. Eventos adversos graves foram relatados em 13 pacientes (4,8%) no “grupo dupilumabe” e em 6 (4,5%) no “grupo placebo”. A eosinofilia ocorreu em 5,9% e 0,7% dos pacientes nos grupos dupilumabe e placebo, respectivamente. A maioria dos episódios de eosinofilia foi de achados laboratoriais autolimitados, sem quaisquer sintomas associados. Um único caso de eosinofilia foi associado a sintomas clínicos que incluíram hospitalização e descontinuação permanente de dupilumabe. Infecções parasitárias foram relatadas em sete pacientes (2,6%) no “grupo dupilumabe”.

Leia também: Tezepelumabe em adultos com asma grave

Conclusão 

Os resultados desse estudo mostraram que a terapia com dupilumabe levou a melhorias significativas por meio de reduções nas exacerbações da asma e melhorias rápidas na função pulmonar e no controle da asma durante o período de teste de 52 semanas. Além disso, o tratamento também teve um perfil de efeitos colaterais aceitável em pacientes com idades entre seis e onze anos com asma moderada a grave não controlada e um fenótipo de asma inflamatória tipo 2. Portanto, entre as crianças com asma moderada a grave não controlada, aquelas que receberam dupilumabe tiveram menos exacerbações da asma e melhor função pulmonar e controle da asma do que aquelas que receberam placebo.  

Referências bibliográficas: 

  • Bacharier LB, Maspero JF, Katelaris CH, et al. Dupilumab in Children with Uncontrolled Moderate-to-Severe Asthma. N Engl J Med. 2021;385(24):2230-2240. doi10.1056/NEJMoa2106567

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.