Estudo avalia os diagnósticos diferenciais da mielite transversa idiopática

A mielite transversa idiopática é uma mielopatia inflamatória de etiologia indeterminada e seu diagnóstico preciso pode ser bastante desafiador.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A mielite transversa idiopática é uma mielopatia inflamatória de etiologia indeterminada e seu diagnóstico preciso pode ser bastante desafiador. Pesquisadores da Mayo Clinic analisaram pacientes com suspeita de mielite transversa para observar se os diagnósticos foram feitos corretamente.

Entre 2010 e 2015, 226 pacientes adultos (18 anos ou mais) foram encaminhados para a Mayo Clinic Neurology por suspeita de mielite transversa. Nos registros médicos, foram revisados a apresentação clínica detalhada, investigações laboratoriais e eletrofisiológicas e exames de neuroimagem para determinar a etiologia. Foram aplicados os critérios de diagnóstico atuais.

Os critérios de diagnóstico para mielite transversa foram atendidos em 41 dos 226 pacientes (18,1%). Em 158 pacientes (69,9%), foi realizado um diagnóstico alternativo específico de mielopatia: esclerose múltipla ou síndrome clinicamente isolada, 75; mielopatia vascular, 41; neurossarcoidose, 12; neuromielite óptica 12; mielopatia de glicoproteína de oligodendrócitos da mielina, 5; neoplásico, 4; compressivo, 3; nutricional, 3; infeccioso, 2; e outros, 2.

A mielopatia não foi confirmada em 27 pacientes. O tempo desde o início dos sintomas até o diagnóstico clínico final em pacientes sem mielite transversa foi uma mediana de 9 meses. Cinquenta e cinco pacientes (24%) necessitaram de alterações no tratamento de acordo com seu diagnóstico clínico final.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a maioria dos pacientes com suspeita de mielite transversa idiopática possui um diagnóstico alternativo de mielopatia.

Leia também: ‘O que você tem a ver com a neuromielite óptica?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades