Estudo compara risco cardiovascular do diclofenaco e outros anti-inflamatórios

Artigo do BMJ examinou os riscos de iniciar diclofenaco com outros anti-inflamatórios similares, como o paracetamol e o ibuprofeno.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O risco cardiovascular do uso de anti-inflamatório não-esteroide (AINE) é uma preocupação importante entre os profissionais de saúde. Um novo artigo do British Medical Journal, publicado em setembro, examinou os riscos de iniciar diclofenaco – um dos AINE mais utilizados – com outros anti-inflamatórios similares, como o paracetamol e o ibuprofeno.

Para esse estudo, pesquisadores dinamarqueses utilizaram o registro nacional para comparar as taxas de eventos cardiovasculares adversos após o início do diclofenaco, outros AINE ou paracetamol. Indivíduos elegíveis para inclusão foram adultos com baixo risco de base (sem esquizofrenia, demência ou doenças cardiovasculares, renais, hepáticas ou úlceras).

anticoagulantes

Diclofenaco e o risco cardiovascular

O estudo incluiu 1.370.832 pessoas que iniciaram diclofenaco, 3.878.454 que iniciaram ibuprofeno, 291.490 que iniciaram naproxeno, 764.781 que iniciaram paracetamol e 1.303.209 controles que não iniciaram nenhuma medicação.

A taxa de eventos adversos entre o grupo diclofenaco foi 50% maior em comparação com os controles (taxa de incidência de 1,5; IC de 95%: 1,4 a 1,7), 20% maior em comparação com o grupo paracetamol ou ibuprofeno (ambos 1,2: 1,1 a 1,3) e 30% maior em comparação com o grupo naproxeno (1,3: 1,1 a 1,5). Os riscos permaneceram elevados quando os dados foram estratificados por idade e sexo.

Hemorragia digestiva alta

O risco de hemorragia digestiva alta (HDA) em 30 dias também foi acentuado com diclofenaco: 4,5 vezes maior em comparação com controles e aproximadamente 2,5 vezes em comparação com ibuprofeno, paracetamol ou naproxeno.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o diclofenaco pode representar um risco para a saúde cardiovascular em comparação com outros anti-inflamatórios não-esteroides.

LEIA MAIS: Uso de AINE em vigência de aspirina – qual a combinação mais segura?

Referências:

  • Schmidt Morten, Sørensen Henrik Toft, Pedersen Lars. Diclofenac use and cardiovascular risks: series of nationwide cohort studies BMJ 2018; 362 :k3426

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags