Estudo descobre plantas que ajudam na memória e na redução da ansiedade

Um estudo está testando componentes ansiolíticos presentes em plantas que podem melhorar a função de várias capacidades cognitivas, melhorando ansiedade.

Uma rotina repleta de compromissos e pressões pode causar episódios estresse, desgaste mental e até mesmo distúrbios de ansiedade e lapsos de memória entre pacientes e até profissionais de saúde.

Sabendo dessa realidade, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está buscando e testando novos componentes ansiolíticos presentes em plantas que podem atuar na melhora da função de várias capacidades cognitivas humanas, como memória, motivação, atenção e concentração.

A equipe da Unifesp realizou uma pesquisa em parceria com a Embrapa Florestas do Paraná e com o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Os resultados foram publicados no veículo científico European Journal of Pharmacology.

planta que pode melhorar a ansiedade

Como foi realizado o estudo

Foram identificadas ações sobre a cognição em compostos de derivados de plantas flavonas, conhecidas popularmente como bico-de-papagaio ou corticeira. Os testes foram realizados com 80 camundongos no Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais Para Biologia e Medicina (CEDEME/Unifesp).

“Isolamos esses flavonoides da casca do caule de Erythrina falcata L e avaliamos os efeitos dessas substâncias na aquisição da memória do medo e na sua extinção, um processo que requer a inibição de respostas adquiridas previamente através da formação de novas memórias”, explica a professora Suzete Maria Cerutti, do Departamento de Ciências Biológicas da Unifesp, e uma das responsáveis pelo estudo.

Leia também: Atividade física protege da ansiedade, indica estudo

Resultados e conclusões inéditas

Analisando simultaneamente a ação da memória, ansiedade e atividade locomotora espontânea, o estudo revelou evidências inéditas de que os componentes Isovitexin e 6-C-glicosídeo-diosmetina exercem os seus efeitos de melhoradores cognitivos e ansiolíticos via modulação diferencial do receptor GABAA.

“A capacidade de eliminar alguns comportamentos é importante para que possamos identificar o grau de perigo dos eventos do ambiente e controlar a ansiedade”, analisa Suzete Maria Cerutti.

De acordo com a pesquisadora, serão necessários mais estudos para compreender melhor a extensão desses efeitos na memória e no combate à ansiedade, tanto em animais normais ou em modelos animais para o estudo de doenças neurodegenerativas.

Atualmente, o grupo de pesquisadores avalia o efeito de um extrato de plantas rico em flavonoides na reversão ou atenuação dos danos neurais e comportamentais causados no Alzheimer.

“Prezamos pela continuidade da pesquisa científica para encontrarmos novos alvos de ação e, com isso, agir na prevenção ou tratamento do Alzheimer, o que possibilitará implementar importantes serviços para a sociedade”, ressaltou a pesquisadora.

Veja mais: Ansiedade: pesquisa associa consumo de ômega 3 ao controle dos sintomas

Ansiedade

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro e o quinto em casos de depressão. Conforme com o último levantamento da entidade internacional, 9,3% da população (18,6 milhões de brasileiros) têm algum transtorno de ansiedade.

A ansiedade é caracterizada pela possibilidade de ser benéfica ou prejudicial, dependendo das circunstâncias ou intensidade. Na medida certa, essa condição pode estimular a pessoa a entrar em ação. Já em excesso, faz exatamente o contrário: impedindo reações e até incapacitando o indivíduo.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.