Estudo identifica excesso na prescrição de antibióticos por urologistas

Para verificar se os urologistas prescrevem antibióticos corretamente, pesquisadores realizaram um estudo com 29.530 registros de cinco centros médicos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A diretriz da Sociedade Americana de Urologia prevê a prescrição de antimicrobianos por 24 horas ou menos tempo após o paciente passar por procedimentos urológicos. Manter a profilaxia terapêutica por um período maior pode causar maiores riscos de eventos adversos do que vantagens para o indivíduo.

síndrome miastênica de Lambert-Eaton

Antibioticoterapia na urologia

Para verificar se os urologistas seguem à risca a recomendação da entidade americana, pesquisadores dos Estados Unidos realizaram um estudo multicêntrico e de coorte no qual analisaram 29.530 registros, prescrições e informações administrativas do banco de dados de cinco centros médicos do país. Os dados foram coletados entre 2016 e 2017 e os resultados foram publicados em janeiro no periódico Jama Network.

Leia mais: Saiba quais são os antimicrobianos mais prescritos incorretamente

Após a análise, foram identificados 375 pacientes (idade média 64,2 anos) que foram submetidos a 1-3 procedimentos urológicos como ressecção transuretral para retirada do tumor na bexiga, ressecção transuretral da próstata, ureteroscopia, entre outros.

Resultados

Após revisão manual dos registros médicos e análise das prescrições de antibióticos, seja na fase periprocedural quanto na pós-procedural, os pesquisadores identificaram a discordância com o guideline da  Sociedade Americana de Urologia em 217 atendimentos (57,9%). Houve administração de antimicrobianos por mais de 24 horas em 211 pacientes (56,3%) e os médicos contrariaram as diretrizes vigentes em 177 casos (83,9%), com duração média de três a cinco dias de antibioticoterapia desnecessária.

Administrar antibióticos desnecessariamente pode contribuir para o aumento da resistência das bactérias e tornar o tratamento menos eficaz e, por consequência, elevar a probabilidade de prescrição de doses maiores para que o fármaco tenha o efeito desejado.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Khaw C et al. Assessment of guideline discordance with antimicrobial prophylaxis best practices for common urologic procedures. JAMA Netw Open 2018 Dec 21; 1:e186248. (https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2018.6248)
  • Llor  C, Bjerrum  L.  Antimicrobial resistance: risk associated with antibiotic overuse and initiatives to reduce the problem.  Ther Adv Drug Saf. 2014;5(6):229-241. doi:10.1177/2042098614554919

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades