Estudo preprint apoiando ivermectina na Covid-19 é retirado do ar

Estudo mostrando bons resultados do uso de ivermectina na Covid-19 foi retirado do ar por plágio, dados inconsistentes e registros clonados.

Um estudo que teve bons resultados ao avaliar a eficácia e segurança da ivermectina¹ em pacientes com Covid-19 foi retirado do ar ontem, dia 15. O ensaio clínico estava publicado em preprint desde novembro, no site Research Square, que alegou “questões éticas” para remover o artigo.

Segundo os resultados do estudo, liderado pelo Dr. Ahmed Elgazzar da Benha University no Egito, os pacientes com Covid-19 tratados no hospital que tinham recebido ivermectina precocemente relataram recuperação substancial. Além disso, o artigo aponta que houve redução na taxa de mortalidade nos grupos com ivermectina em 90%.

O jornal The Guardian² apurou as possibilidades para que o artigo fosse retirado do ar e encontrou informações de possível plágio no texto, dados inconsistentes e até registros de pacientes clonados. Os autores não se manifestaram sobre o tema.

Leia também: Meta-análise revela aumento de mortalidade após uso de hidroxicloroquina na Covid-19

Estudo preprint apoiando ivermectina na Covid-19 é retirado do ar

Estudo da ivermectina

Apesar de o site não ter dado nenhuma informação sobre os motivos que levaram à retirada, alguns outros pesquisadores e analistas de dados avaliaram o estudo.

Um estudante de mestrado em Medicina, Jack Lawrence, publicou no site Grftr News³ sobre alguns dos problemas encontrados no artigo. Segundo ele, alguns dos dados brutos, que foram anexados quando os autores publicaram uma terceira revisão no site em dezembro, estavam diferentes dos dados do artigo. Além disso, os autores dizem ser um ensaio clínico randomizado, mas pelos dados os grupos não parecem ter sido aleatórios.

“Todos os pacientes do grupo Covid-19 grave que receberam cuidados padrão eram pacientes de UTI, enquanto os pacientes com doença grave do grupo de ivermectina foram misturados entre enfermarias e UTI”, escreve Lawrence.

A pedido de Lawrence, um analista de dados especialista em fraude científica foi contatado. Nick Brown, vinculado à Linnaeus University, na Suécia, apontou uma série de problemas nos dados4: desde datas com caracteres não numéricos na planilha, data inexistente (como 31 de junho) e, o mais grave, pacientes clonados. “O principal erro é que pelo menos 79 dos registros do paciente são clones óbvios de outros registros”, disse Brown ao The Guardian. Para ele, não parece um erro inocente, já que os clones não são cópias puras. “Há sinais de que eles tentaram alterar um ou dois campos para torná-los mais naturais”.

Saiba mais: Ministério da Saúde confirma ineficácia do “kit covid” no tratamento contra Covid-19

Ao utilizar o estudo de Elgazzar, duas metanálises se mostraram favoráveis ao uso da ivermectina, resultado que não aparece quando esses dados não são incluídos. O epidemiologista australiano de doenças crônicas Gideon Meyerowitz-Katz, da University of Wollongong, avaliou essa relação e publicou um artigo no Medium5. Para o The Guardian, ele comentou: “como o estudo do Elgazzar é tão grande e extremamente positivo — mostrando uma redução de 90% na mortalidade — ele distorce enormemente as evidências a favor da ivermectina”.

Uma revisão sistemática, publicada em junho, no Clinical Infectious Diseases6é um exemplo disso. Ao não utilizar o estudo citado, as conclusões apontam que a ivermectina não reduziu mortalidade e tempo de internação, nem teve efeito nos eventos adversos.

Ivermectina para Covid-19

A maioria dos estudos que avaliaram o uso da ivermectina para Covid-19, com exceção do que acabou de ser retirado do ar, não demonstrou eficácia ou redução de mortalidade até o momento.

O ensaio clínico mais recente foi publicado no BMC Infectious Diseases7 este mês e avaliou o uso do medicamento de forma precoce. Segundo os resultados, a ivermectina não teve efeito significativo na prevenção da hospitalização. Além disso, o grupo que utilizou o fármaco necessitou de ventilação mecânica de início precoce.

A Food and Drug Administration (FDA), a European Medicines Agency (EMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já se manifestaram contra o uso desse medicamento para tratamento ou prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fármaco só deve ser utilizado para este fim em ensaios clínicos aprovados pelos conselhos de ética.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

  1. Elgazzar A, et al. Efficacy and safety of Ivermectin for treatment and prophylaxis of COVID-19 pandemic. Research Square, 2020 100956. doi: 10.21203/rs.3.rs-100956/v3
  2. Davey M. Huge study supporting ivermectin as Covid treatment withdrawn over ethical concerns. The Guardian. 15 Jul 2021. Disponível em: https://theguardian.com/science/2021/jul/16/huge-study-supporting-ivermectin-as-covid-treatment-withdrawn-over-ethical-concerns
  3. Lawrence J. Why Was a Major Study on Ivermectin for COVID-19 Just Retracted?. Grftr News. 15 Jul 2021. Disponível em: https://grftr.news/why-was-a-major-study-on-ivermectin-for-covid-19-just-retracted/
  4. Some problems in the dataset of a large study of Ivermectin for the treatment of Covid-19. Nick Brown’s blog. 15 Jul 2021. Disponível em:  https://steamtraen.blogspot.com/2021/07/Some-problems-with-the-data-from-a-Covid-study.html
  5. Meyerowitz-Katz G. Does Ivermectin Work for Covid-19?. Medium. 22 Jun 2021. Disponível em: https://gidmk.medium.com/does-ivermectin-work-for-covid-19-1166126c364a
  6. Roman YM, et al. Ivermectin for the treatment of COVID-19: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials.Clinical Infectious Diseases, 2021;ciab591. doi: 10.1093/cid/ciab591
  7. Vallejos J et al. Ivermectin to prevent hospitalizations in patients with COVID-19 (IVERCOR-COVID19) a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. BMC Infect Dis. 2021;21(635). doi: 10.1186/s12879-021-06348-5

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.