Estudo VOYAGER-PAD: rivaroxabana para doença arterial periférica [ACC 2020]

O estudo avaliou uso da rivaroxabana para pacientes com doença arterial periférica.Os resultados foram apresentados no ACC 2020.

Os resultados do estudo VOYAGER-PAD foram apresentados hoje, 28, no congresso virtual da American College of Cardiology (ACC 2020) e demonstraram que pacientes com doença arterial periférica revascularizada (DAP) podem ter menor incidência de eventos adversos maiores e eventos cardiovasculares se tomarem aspirina + rivaroxabana, ao invés de somente aspirina.

Rivaroxabana na doença arterial periférica

Nesse estudo, foram randomizados 6.564 pacientes com DAP que fizeram revascularização de membros inferiores a tomarem rivaroxabana 2,5 mg 2x ao dia + aspirina ou placebo + aspirina. Esse trial envolveu 534 hospitais em 34 países e aconteceu de julho de 2015 a janeiro de 2018.

No grupo rivaroxabana ficaram 3.286 pacientes e no placebo, 3278 pacientes. A média de idade dos participantes era de 67 anos, 26% eram mulheres, 40% com diabetes, 60% dislipidemia e 32% doença arterial coronariana.

De todos os participantes, 95% tinham história de claudicação intermitente, 35% revascularização prévia e 6% eram amputados. A média do índice tornozelo-braquial deles foi 0,56. Isquemia crítica foi a indicação de amputação de 23% dos participantes e claudicação foi a indicação em 77%. A revascularização cirúrgica foi realizada em 35% dos casos e a técnica endovascular ou híbrida, em 77%.

cadastro portal

Resultados

O desfecho principal – isquemia aguda de membros, amputação por causa vascular, infarto do miocárdio, AVC isquêmico ou morte por causa cardiovascular – ocorreu em 508 pacientes do grupo rivaroxabana. No grupo placebo, esse número foi 584.

A estimativa Kaplan-Meier de incidência em três anos foi de 17,3% no grupo rivaroxabana x 19,9% no grupo placebo (OR 0,85, IC 95%, 076-096, p = 0,009). A redução absoluta do risco foi de 1,5% em seis meses, 2% em um ano e 2,6% em três anos.

O principal efeito adverso – sangramento maior com base na classificação de TIMI – ocorreu em 62 pacientes do grupo rivaroxabana e em 44 pacientes do grupo placebo (OR 1,43, IC 95%, 0,97-2,10, p 0,07), sem relevância estatística.

Conclusões

O estudo destacou, então, que rivaroxabana reduz significativamente o risco de isquemia aguda de membros, amputação por causas vasculares, IAM, AVC isquêmico ou morte por causa cardiovascular, quando os dados são comparados com o grupo placebo (só com aspirina). Destacou-se também que esse benefício não existe apenas no início do tratamento, mas se mantém ao longo do tempo.

Embora o risco de sangramento tenha sido maior no grupo rivaroxabana, não houve excesso de sangramentos graves. Por isso, o estudo VOYAGER-PAD apresenta um novo esquema de regime antitrombótico com um bom risco x benefício para prevenir as principais complicações nos pacientes com PAD.

Veja mais do ACC 2020:

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.