Exame de sangue detecta tumores 15 anos antes do surgimento

Responsável por esse importante avanço na medicina, pesquisadores criaram um exame capaz de identificar “sinais” de que o paciente pode ter tumores.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Foi desenvolvido um novo exame de sangue que detecta tumores com 10 a 15 anos do seu surgimento. Responsável por esse importante avanço na medicina, os pesquisadores da Amadix, empresa espanhola de biotecnologia, criaram um exame capaz de identificar “sinais” de que o paciente pode sofrer de cólon, pâncreas ou pulmão.

Para que isso seja possível, é preciso fazer testes de sangue em pacientes e identificar biomarcadores, moléculas que são encontradas no plasma. A partir disso, é possível diferenciar as pessoas saudáveis ​​daquelas que já sofrem de doença ou que têm pólipos que aparecem mesmo dez anos antes do aparecimento do tumor no caso do cólon. “Neste último caso, com uma colonoscopia, os pólipos são eliminados e o câncer não aparece”, explica a pesquisadora Rocío Arroyo, diretora da Amadix.

“A ideia é fazer análises a cada ano com pessoas maiores de 50 anos que tentam fazer um diagnóstico precoce”, admite Arroyo, que explica que, em caso positivo, a colonoscopia seria realizada para evitar o aparecimento do tumor.

No momento, o produto está em fase de pesquisa, onde foram realizados ensaios em 13 hospitais nacionais e 10 internacionais. A previsão é que ainda este ano o primeiro exame de sangue capaz de detectar um tumor de cólon antes do seu desenvolvimento comece a ser comercializado no mercado espanhol. Depois, o novo produto tem grandes chances de entrar nos mercados europeus, americano e chinês. Ainda não há previsão de quando estará disponível nas prateleiras do consumidor brasileiro.

Arroyo ressalta que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts já desenvolveu um algoritmo que aprende a “caçar” as lesões de mama interpretadas erroneamente como malignas e que, portanto, evitando cirurgias desnecessárias. “Todas as empresas estão na mesma corrida: encontrar um exame único que permita detectar qualquer tipo de tumor que se manifeste no futuro”, afirma Rocío Arroyo.

Qual é a utilidade do exame de sangue que detecta tumores 15 anos antes do seu surgimento?

Segundo o site da Amadix, o ColoFast destina-se à detecção quantitativa de neoplasia colorretal em amostras de plasma humano. Um resultado positivo pode indicar a presença de câncer colorretal ou adenomas avançados e deve ser seguido por colonoscopia diagnóstica. ColoFast não é um substituto para colonoscopia diagnóstica ou colonoscopia de vigilância em indivíduos de alto risco.

Quais pacientes devem usar o ColoFast?

O ColoFast é indicado para rastrear tumores em adultos de qualquer sexo, com 50 anos ou mais, que estão em risco médio de CRC. O ColoFast não é um substituto para colonoscopia diagnóstica ou colonoscopia de vigilância em indivíduos de alto risco.

Benefícios para pacientes de um teste de sangue

ColoFast poderia contribuir significativamente para melhorar a adesão ao rastreio do cancro do cólon, uma vez que é rápido, fácil e não invasivo. Portanto, como um exame de sangue pode atrair pessoas que evitam outras abordagens de triagem.

Melhor desempenho diagnóstico para lesões pré-malignas

O ColoFast possui maior sensibilidade para a detecção de adenomas avançados do que qualquer outro teste no mercado (incluindo FIT, Epi proColon® e Colo Guard®). Consequentemente, ele poderia prevenir mais casos de câncer e, portanto, reduzir a mortalidade relacionada ao câncer.

Exame de sangue com resultado em 15 minutos? Pesquisadores brasileiros criam novo sistema

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades