Exame de urina: saiba como interpretar os resultados corretamente

O exame de urina é barato e conveniente, porém o teste apresenta alguns fatores que podem confundir o diagnóstico. Está pronto para fugir das armadilhas?

A infecção do trato urinário é uma das queixas mais frequentes nos plantões. Seu diagnóstico é relativamente simples e o exame de urina utilizando a fita reagente é uma das formas mais prevalentes de diagnóstico. Este teste é barato e conveniente, além de possuir sensibilidade e especificidade semelhantes à urinálise microscópica. Porém, o teste apresenta alguns fatores que podem confundir o diagnóstico. Você está pronto para fugir das armadilhas?

As fitas de urina, chamadas de dipstick, são tiras reagentes que podem detectar leucócitos esterase (LE) e nitrito. O LE reflete a piúria e é liberado pelos leucócitos, tipicamente no cenário de mais de 10 glóbulos brancos por campo de alta potência, exibindo sensibilidade de 75% a 96% e especificidade de 94% a 98% para o diagnóstico de ITU. Para avaliar adequadamente a piúria, a fita precisa ficar de 30 segundos a 1 minuto em contato com a urina.

Resultados falso-positivos ocorrem com amostras contaminadas, infecção por trichomonas, e drogas ou alimentos que deixem a urina vermelha. Resultados falso-negativos ocorrem com terapia antibiótica recente, glicosúria, proteinúria, alta densidade específica da urina e contagens baixas de bactérias.

Leia mais: Infecção urinária: troca de cateter é ineficaz no controle da doença

Nitritos são evidência da presença de Enterobacteriaceae, que converte nitratos de urina a nitrito. Um teste positivo é extremamente específico mas não sensível. Mais de 10 mil bactérias/mL de urina são necessárias para resultar em um teste de nitrito positivo. Infelizmente, a tira reagente da vareta de nitrito é sensível ao ar. Após 1 semana de exposição para o ar, até um terço das tiras fornecem um resultado falso-positivo.

O teste de nitrito possui uma sensibilidade de 35% a 85% e especificidade de 95% para o diagnóstico de ITU. Embora seja específica, a sensibilidade é fraca, porque S saprophyticus e enterococcus não reduzem o nitrato ao nitrito, e certos medicamentos e alimentos que resultam em urina vermelha também podem resultar em resultados falso-negativos.

A combinação de LE e nitrito resulta em uma sensibilidade de 75% a 90% e especificidade aproximando-se de 100%. Os resultados deste teste apresentam várias limitações. Uma história fortemente sugestiva de ITU, mesmo no quadro de LE e nitrito negativos, pode necessitar de tratamento. Por outro lado, uma LE ou nitrito positivo sem sintomas, não necessariamente requerem antibióticos.

Quer receber as principais atualizações em Clínica Médica? Participe do nosso grupo do Whatsapp!

 

 

Referências:

  • Adaptado de Long & Koyfman The Emergency Department Diagnosis and Management of Urinary Tract Infection, Emerg Med Clin N Am – (2018)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades