Exercícios físicos são benéficos para o tratamento e prevenção das lombalgias?

A proposta de realizar exercícios físicos como forma de tratamento e prevenção das lombalgias vem crescendo nas indicações médicas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A lombalgia é considera um problema grave de saúde pública, devido às incapacidades físicas e mentais, afastamentos do trabalho, aposentadoria precoce e o comprometimento das atividades da vida diária (AVDs) da população afetada. Grande parte dos casos de lombalgia (agudo e subagudo) se resolve espontaneamente, mas outros não evoluem bem e acabam cronificando, sendo necessário, em alguns casos, a abordagem cirúrgica para reduzir o quadro de dor e melhorar a função do paciente.

Diante desta situação, a proposta de realizar exercícios físicos como forma de tratamento e prevenção das lombalgias vem crescendo nas indicações médicas e nas clínicas de fisioterapia. A ideia central que fundamenta a utilização dos exercícios físicos está embasada na estabilização da coluna. Teoricamente, os músculos “fortes e resistentes” da região lombar/abdominal, principalmente os mais profundos, funcionariam como uma “cinta” protetora para a região. Entretanto, será que esse tipo de abordagem é realmente efetivo nos quadros de lombalgia?

Embora os artigos apontem para a necessidade de mais estudos, com melhor design metodológico e com follow-up a longo prazo, é consenso que o exercício físico realizado de forma adequada e bem orientado previne as crises de lombalgia, pelo menos a curto prazo. Também é consenso na literatura que os exercícios são mais efetivos nos casos de lombalgia crônica, independente da modalidade de exercício (yoga, pilates, fortalecimento segmentar, exercício de controle motor ou postural, etc).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Segundo guideline do National Institute for Health and Care Excellence (NICE), o exercício físico e a terapia manual aparecem como a primeira linha de frente para o tratamento das lombalgias ou lombociatalgias em pacientes com mais de 16 anos de idade. Os principais exercícios utilizados são:

  • Fortalecimento muscular
  • Alongamento
  • Exercícios de controle postural
  • Atividade aeróbica

No processo de reabilitação é fundamental a participação e envolvimento do paciente para atingir melhores resultados com o manejo da lombalgia. Portanto, o empoderamento e orientações educacionais sobre a importância de realizar os exercícios, realizar movimentos corretos e manter uma boa postura são pontos fundamentais citados em recentes estudos da área.

Neste contexto, os profissionais têm buscado recursos tecnológicos para auxiliar o tratamento, como os aplicativos de celulares, as mensagens de texto, os softwares específicos, etc. No nosso próximo artigo, discutiremos a efetividade dos apps como forma de intervenção e auxílio no tratamento e prevenção das crises de lombalgia.

Não percam!

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Steffens D, Maher CG, Pereira LS, Stevens ML, Oliveira VC, Chapple M, Teixeira-Salmela LF, Hancock MJ4. Prevention of Low Back Pain: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. 2016;176(2):199-208.
  • Macedo LG, Saragiotto BT, Yamato TP, Costa LO, Menezes Costa LC, Ostelo RW, Maher CG. Motor control exercise for acute non-specific low back pain. Cochrane Database Syst Rev. 2016;10(2):CD012085.
  • Wong JJ, Côté P, Sutton DA, Randhawa K, Yu H, Varatharajan S, Goldgrub R, Nordin M, Gross DP, Shearer HM, Carroll LJ, Stern PJ, Ameis A, Southerst D, Mior S, Stupar M, Varatharajan T, Taylor-Vaisey A. Clinical practice guidelines for the noninvasive management of low back pain: A systematic  • review by the Ontario Protocol for Traffic Injury Management (OPTIMa) Collaboration. Eur J Pain. 2017;21(2):201-216.
  • National Institute of Health and Care Excellence (2014). NICE Guidance.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags