Leia mais:
Leia mais:
Existe associação entre bexiga hiperativa e fibromialgia?
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?
Fibromialgia: tudo o que você gostaria de saber em 10 passos
Existe fibromialgia em crianças?
Fibromialgia: saiba mais sobre essa doença

Existe associação entre bexiga hiperativa e fibromialgia?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, sendo mais comum entre as mulheres de 30 a 50 anos. É uma patologia que cursa com dor muscular crônica e com queda na qualidade de vida de paciente. A bexiga hiperativa afeta 17% das mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. O mecanismo fisiopatológico exato das duas síndromes permanece desconhecido, mas existe uma suspeita de existir uma associação entre bexiga hiperativa e fibromialgia.

Leia também: Toxina botulínica para bexiga hiperativa: fenazopiridina oral vs lidocaína intravesical na analgesia?

Existe associação entre bexiga hiperativa e fibromialgia

Análise recente

No final de maio de 2022 foi publicada uma revisão sistemática e metanálise com o objetivo de apresentar uma visão geral da pesquisa atual sobre a associação entre bexiga hiperativa (BH) e fibromialgia, de modo que pudesse somar conhecimento no tratamento de ambas patologias que em muitas vezes são desafiadores.

Sete estudos foram incluídos na revisão final, dos quais seis apresentaram associação positiva entre as síndromes. Os estudos demonstraram uma associação positiva entre a fibromialgia e a gravidade da BH, e um efeito adverso na qualidade de vida relacionada à BH. Um tamanho de efeito médio de 1,96 (intervalo de confiança de 95% 0,85–3,06) foi calculado.

Mensagem final

A BH e a fibromialgia são síndromes complexas e multifatoriais. Sendo o tratamento da fibromialgia um grande desafio. O estudo discutido hoje, apresenta associação entre eles, porém mais pesquisas sobre o tema devem ser realizadas para uma conclusão mais precisa, e posterior ajuda na terapêutica de ambas as síndromes.

Saiba mais: Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Goldberg N, Tamam S, Weintraub AY. The association between overactive bladder and fibromyalgia: A systematic review and meta-analysis. Int J Gynaecol Obstet. 2022 May 31. doi: 10.1002/ijgo.14290.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.