Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?

A demência afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo e não existe um tratamento efetivo. Saiba mais.

A demência afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo e não existe um tratamento efetivo. Esforços para reduzir o risco ou atrasar esse processo são muito importantes. 20% dos adultos com mais de 65 anos tem déficit sensorial como perda de visão ou audição. Essas perdas poderiam ser um fator de risco modificável para demência. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, afetando mais de 35 milhões de pessoas. Os resultados associando a extração da catarata e o risco de demência são conflitantes.

demência

Estudo

Um artigo publicado no JAMA em dezembro de 2021 tentou comprovar que idosos que eram submetidos a cirurgia de catarata poderiam ter menor risco de desenvolvimento de catarata comparados com aqueles que não eram submetidos a cirurgia. Foram utilizados os dados do ACT Study (Adult Changes in Thought), um estudo iniciado entre 1994 e 1996 e se mantem como estudo prospectivo que envolveu idosos acima de 65 anos randomizados que são seguidos até o desenvolvimento de demência. No estudo final foram incluídos aqueles que receberam diagnóstico de catarata antes do diagnóstico de demência e tinham pelo menos feito uma visita após o diagnóstico de catarata. Foram incluídos pacientes que receberam diagnóstico de glaucoma.  

O número de pacientes que receberam diagnóstico de catarata antes da demência e foram incluídos no estudo foi de 3.038 (67% dos com informação do genótipo APOE). A média de idade no diagnóstico de catarata foi de 74.4 anos. Durante o follow up de 23.554 pessoas ano foram 853 casos de demência. Aproximadamente metade dos pacientes (46%) foi submetido a extração da catarata. A extração da catarata foi significativamente associada a menor risco de demência, o que foi mais forte durante os primeiros cinco anos após a cirurgia. A única variável que foi mais protetora que a cirurgia foi ter o alelo APOE e4 negativo. Nos 728 pacientes que receberam diagnóstico de glaucoma, a cirurgia não foi associada a menor risco de demência.

Leia também: Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Considerações

Esses resultados podem impactar no cuidado de idosos que estão em risco para perda visual pela catarata e alteração cognitiva associada a neurodegeneração na demência. Considerando o efeito benéfico da extração da catarata na diminuição do risco de demência, que se mantem inclusive após dez anos da cirurgia, a melhora da qualidade de vida nos indivíduos afetados e sua família deve ser considerada na decisão cirúrgica.

 

Referências bibliográficas:

  • Lee CS, Gibbons LE, Lee AY, et al. Association Between Cataract Extraction and Development of Dementia.JAMA Intern Med.2022;182(2):134141. doi:10.1001/jamainternmed.2021.6990 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.