Existe benefício em combinar tratamento com lentes DIMS e atropina para miopia?

Em estudo de dezembro de 2022, comparou se a progressão da miopia com lentes DIMS mais 0,01% de ATP com lentes DIMS ou lentes SV sozinhas.

A miopia é uma das principais causas de deficiência visual em jovens em todo o mundo. A prevalência da miopia em crianças e adolescentes aumentou rapidamente nas últimas décadas, particularmente no Leste Asiático. Um estudo realizado em crianças em idade escolar da cidade de Wuhan, no centro da China, revelou que a prevalência da miopia permanece inferior a 7% aos 5 anos de idade, mas superior a 50% aos 7 anos de idade e mais de 85% aos 16 anos. A miopia na infância pode facilmente progredir para alta miopia na idade adulta, aumentando o risco de descolamento de retina, neovascularização de retina catarata e glaucoma que pode resultar em deficiência visual significativa ou cegueira. Portanto, a prevenção e a intervenção no que diz respeito a miopia na idade escolar são de suma importância. 

Atualmente, vários métodos ópticos eficazes, incluindo ortoceratologia, lentes de contato gelatinosas de foco duplo, lentes de óculos modificadoras de desfocagem periféricas estão disponíveis para retardar a progressão da miopia em crianças. Sua eficácia no controle da miopia varia de 30 a 60%. O óculos de segmento múltiplo incorporado de desfocagem (DIMS) é um tratamento modificador de desfocagem periférica, que contêm uma zona óptica central para corrigir erros de refração à distância e uma zona anular de foco múltiplo para introdução da desfocagem miópica para controlar a progressão da miopia. De acordo com um experimento controlado randomizado duplo-cego de 2 anos, a progressão da miopia foi 52% mais lenta no grupo DIMS do que no grupo de visão simples (SV), e o alongamento axial foi 62% menor no grupo DIMS do que no grupo SV.  

Além disso, as intervenções de agentes farmacêuticos para a miopia incluem a administração de atropina (ATP). A ATP, um agente antimuscarínico não seletivo, é o único agente farmacêutico amplamente adotado para o controle da miopia há décadas. Geralmente, acredita-se que o DIMS diminui o avanço da miopia por um mecanismo óptico, enquanto a ATP retarda a progressão da miopia através de um mecanismo farmacológico.  

 Saiba mais: Controle da progressão da miopia: óculos com desfocagem perifocal

Existe benefício em combinar tratamento com lentes DIMS e atropina para miopia?

Existe benefício em combinar tratamento com lentes DIMS e atropina para miopia?

Novo estudo 

No entanto, a combinação de terapias com diversos mecanismos de ação pode ser mais benéfica do que a monoterapia na redução da progressão da miopia.

Métodos 

O estudo incluiu 107 crianças entre 1 de junho de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Essas crianças foram divididas em diferentes grupos com base nas opções de tratamento de DIMS e combinação de 0,01% de ATP (grupo de combinação), monoterapia com DIMS (grupo DIMS) e um grupo controle (grupo SV). A idade média de intervenção foi de 9,06±0,99 anos e a proporção média de pacientes do sexo masculino foi de 53,3%. O SER inicial médio foi de 2,59±1,11 dioptrias (D) e o AL inicial médio foi de 24,66±0,82 mm.  

Resultados 

 A análise estatística mostrou que o AL ao longo de 1 ano aumentou 0,28±0,24 mm no grupo de combinação, 0,41±0,22 mm no grupo DIMS e 0,52±0,22 mm no grupo SV. Diferenças significativas foram encontradas entre os três grupos (P<0,001, teste ANOVA). A análise estatística também mostrou que a progressão da miopia ao longo de 1 ano aumentou 0,49±0,66 D no grupo de combinação, 0,79±0,47 D no grupo DIMS e 1,07±0,64 D no grupo SV. Diferenças significativas também foram observadas entre os três grupos (P<0,001, teste ANOVA). Entre as modalidades de tratamento, tanto DIMS+ATP quanto DIMS mostraram uma diferença significativa na alteração de AL quando comparado ao SV (DIMS+ATP, β=  0,262, P<0,001, DIMS, β=  0,135, P=0,009). DIMS+ATP e DIMS tiveram um efeito significativo na alteração do SER em comparação com SV (DIMS+ATP, β=  0,612, P<0,001, DIMS, β=  0,321, P=0,020). 

As crianças tratadas com uma combinação de 0,01% de ATP e DIMS mostraram uma redução significativa na progressão da miopia em 46% e no alongamento axial em 54% ao longo de 1 ano em comparação com o grupo de lentes SV. As crianças tratadas apenas com DIMS mostraram uma redução na progressão da miopia em 21% e no alongamento axial em 26% ao longo de 1 ano, em comparação com o grupo de lentes SV.  

Considerações 

Embora ambos os grupos étnicos fossem chineses, as crianças no leste da China continental parecem ter miopia mais cedo e progredir mais rapidamente do que as crianças em Hong Kong. Lam et al. relataram que a progressão da miopia ao longo de um ano foi 0,55±0,04 D no grupo SV, enquanto no estudo que estamos analisando a progressão da miopia ao longo de um ano foi 1,07±0,64DS no grupo SV. Parece que +3,5 D MD da lente DIMS foi eficaz em pacientes com progressão de miopia de 0,55 D/ano, enquanto naqueles com progressão de miopia de 1,07 D/ano, pode ser necessária uma desfocagem miopica maior. 

 Leia também: A sensibilidade da córnea muda com a idade?

Conclusão 

Neste estudo, o alongamento axial ao longo de um ano foi dramaticamente retardado em 0,13 mm em participantes tratados com uma combinação de 0,01% de ATP e DIMS em comparação com DIMS sozinho. Este resultado está de acordo com Kinoshita et al., que relataram um efeito aumentado do tratamento de 0,10 mm ao comparar a combinação de orto-k com 0,01% de ATP com orto-k sozinho em um ano. Embora 0,01% de ATP sozinho tenha um efeito fraco no controle da miopia, sua combinação com métodos ópticos pode efetivamente aumentar o efeito do controle da miopia. Uma combinação de métodos ópticos e 0,01% de ATP parece ser uma boa escolha para crianças com miopia ou com progressão mais rápida da miopia. 

A progressão da miopia ao longo de um ano foi reduzida em 26% nos participantes tratados apenas com lentes DIMS em comparação com aqueles tratados apenas com lentes SV (diferença média0,28±0,13 D, IC 95%0,54 a0,01, P=0,043). Este efeito é inferior ao resultado relatado por Lam et al., que observaram um efeito melhorado do tratamento mais lento em 52% para crianças tratadas com DIMS em comparação com aquelas com lentes SV (diferença média0,44±0,09 D, IC 95%0,73 para 0,37, P<0,0001)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  •  
  • Huang, Z., Chen, XF., He, T.et al.Synergistic effects of defocus-incorporated multiple segments and atropine in slowing the progression of myopia.Sci Rep12, 22311 (2022). DOI: 10.1038/s41598-022-25599-z  

Especialidades