Leia mais:
Leia mais:
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Pesquisas sobre demência conseguiram avançar em 2020?
Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais
Período pós-menopausa pode estar relacionado a maior risco de Alzheimer?

Existe relação entre ter doença psiquiátrica e desenvolver Alzheimer no futuro?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo um novo estudo publicado em abril no European Psychiatry, transtornos psiquiátricos não aumentam o risco de desenvolver Doença de Alzheimer.

Para o estudo, pesquisadores analisaram dados de um estudo (MEDALZ-2005), que incluiu todos os moradores de uma comunidade na Finlândia com Alzheimer clinicamente comprovada no final de 2005.

Os pacientes foram emparelhados com controles sem a doença, correspondente à idade, sexo e região de residência. História de transtornos psiquiátricos desde 1972 foi extraído dos registros do Finnish Hospital. Distúrbios crônicos e abuso de substâncias também foram levados em conta.

Veja também: ‘Doença de Alzheimer: testes genéticos em pessoas com fator de risco podem ajudar?’

Os pesquisadores descobriram que:

– Transtornos psiquiátricos não aumentam o risco de desenvolver Alzheimer. No entanto, a prevalência de diagnósticos psiquiátricos aumentou antes do diagnóstico de Alzheimer, o que pode ser devido a sintomas prodrômicos do Alzheimer.

– História de transtorno de humor foi associada com um risco aumentado de Alzheimer quando transtornos psiquiátricos que ocorreram pelo menos 5 anos antes do diagnóstico de Alzheimer foram levados em conta. No entanto, a associação desapareceu quando essa janela de tempo foi estendida para 10 anos.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

– O aumento exponencial da prevalência de transtornos psiquiátricos antes do diagnóstico implica que alguns desses distúrbios psiquiátricos podem realmente ter sido sintomas prodrômicos da doença de Alzheimer.

Além disso, os resultados também reforçam a importância de usar um intervalo de tempo adequado para avaliar os fatores de risco de doenças neurodegenerativas. Os pesquisadores também destacaram que, embora transtornos psiquiátricos diagnosticados de 10 a 40 anos antes do Alzheimer não estivessem relacionados a um maior risco, a expectativa de vida das pessoas foi menor.

Referências:

  • https://www.docguide.com/psychiatric-disorders-do-not-increase-risk-alzheimer-s-disease-0?hash=vzwqtu
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar