Página Principal > Neurologia > Existe relação entre ter doença psiquiátrica e desenvolver Alzheimer no futuro?
animação em 3D de cerebro humano

Existe relação entre ter doença psiquiátrica e desenvolver Alzheimer no futuro?

Segundo um novo estudo publicado em abril no European Psychiatry, transtornos psiquiátricos não aumentam o risco de desenvolver Doença de Alzheimer.

Para o estudo, pesquisadores analisaram dados de um estudo (MEDALZ-2005), que incluiu todos os moradores de uma comunidade na Finlândia com Alzheimer clinicamente comprovada no final de 2005.

Os pacientes foram emparelhados com controles sem a doença, correspondente à idade, sexo e região de residência. História de transtornos psiquiátricos desde 1972 foi extraído dos registros do Finnish Hospital. Distúrbios crônicos e abuso de substâncias também foram levados em conta.

Veja também: ‘Doença de Alzheimer: testes genéticos em pessoas com fator de risco podem ajudar?’

Os pesquisadores descobriram que:

– Transtornos psiquiátricos não aumentam o risco de desenvolver Alzheimer. No entanto, a prevalência de diagnósticos psiquiátricos aumentou antes do diagnóstico de Alzheimer, o que pode ser devido a sintomas prodrômicos do Alzheimer.

– História de transtorno de humor foi associada com um risco aumentado de Alzheimer quando transtornos psiquiátricos que ocorreram pelo menos 5 anos antes do diagnóstico de Alzheimer foram levados em conta. No entanto, a associação desapareceu quando essa janela de tempo foi estendida para 10 anos.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

– O aumento exponencial da prevalência de transtornos psiquiátricos antes do diagnóstico implica que alguns desses distúrbios psiquiátricos podem realmente ter sido sintomas prodrômicos da doença de Alzheimer.

Além disso, os resultados também reforçam a importância de usar um intervalo de tempo adequado para avaliar os fatores de risco de doenças neurodegenerativas. Os pesquisadores também destacaram que, embora transtornos psiquiátricos diagnosticados de 10 a 40 anos antes do Alzheimer não estivessem relacionados a um maior risco, a expectativa de vida das pessoas foi menor.

Referências:

  • https://www.docguide.com/psychiatric-disorders-do-not-increase-risk-alzheimer-s-disease-0?hash=vzwqtu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.