Existe risco de perda de memória com o uso prolongado de estatinas?

Uma das grandes dúvidas entre os médicos seria que o uso de estatinas por tempo prolongado poderia causar perda de memória.

Uma das grandes dúvidas entre os médicos seria que o uso de estatinas por período de tempo prolongado poderia causar perda de memória e que esta perda seria interrompida com a suspensão da medicação. Esta questão levou a Food and Drugs Administration (FDA) a colocar um aviso nas caixas de estatinas sobre o risco de perda memória baseado em dados de vigilância observacional pós-comercialização.

O estudo HOPE-3 (Heart Outcomes Prevention Evaluation-3) é um estudo internacional randomizado, conduzido em 21 países que incluiu 12705 indivíduos sem doença cardiovascular conhecida e que estavam em risco intermediário, acompanhados por 5,6 anos, e com pelo menos um dos seguintes critérios de inclusão: elevada relação cintura quadril; colesterol HDL <39 mg/dL em homens e <50 mg/dL em mulheres; pré-diabetes; doença coronária prematura em parentes de primeiro grau ou disfunção renal. Os participantes foram medicados com rosuvastatina 10 mg ao dia ou placebo e candesartana/hidroclorotiazida (16mg/12,5mg) 1x ao dia ou placebo. O desfecho primário foi morte cardiovascular, acidente vascular encefálico não fatal e infarto do miocárdio não fatal. O estudo mostrou uma redução significativa de eventos com rosuvastatina em relação a placebo (3,7% vs 4,8%).

Um braço do estudo HOPE-3, apresentado no Congresso da American Heart Association (AHA) 2016 em New Orleans avaliou o efeito da medicação na função cognitiva dos 3086 pacientes do HOPE-3 com idade maior ou igual a 70 anos com risco intermediário para doença cardiovascular. Os pacientes tinham em média 74 anos, 59% eram mulheres, a PA média foi 140/79 mmHg e o LDL colesterol foi 127 mg/dL. O estudo observou que redução da pressão arterial e do colesterol não melhora a função cognitiva, porém o uso de estatina não mostrou um efeito negativo na cognição.

Veja também: ‘Campanha lista procedimentos muito utilizados, mas que não trazem benefícios’

Os achados desse subgrupo do HOPE-3 devem sepultar qualquer preocupação de que o uso de estatinas possa levar a perda de memória. Esta conclusão do estudo de não haver dano na memória com o uso de estatina deve atenuar os temores de pacientes e médicos em relação ao uso prolongado do medicamento. De acordo com os resultados do HOPE-3 estatinas devem ser consideradas para pacientes com risco intermediário de doença cardiovascular devido a uma redução significativa de 24% do risco relativo de eventos cardiovasculares nesta população.

O estudo mostrou também uma tendência (p=0,04) para um efeito benéfico sobre a cognição em pacientes que fizeram uso do tratamento combinado versus o placebo e apresentavam os níveis mais elevados da pressão arterial basal e do LDL colesterol. Esse resultado precisa ser mais bem investigado em estudos futuros e os benefícios de tratamentos precoces e de longo prazo permanecem ainda obscuros.

O emprego de estatinas de acordo com o estabelecido nas diretrizes é eficaz e contribui para a redução de eventos cardiovasculares e mortes. Os resultados desse subgrupo HOPE-3 nos permite informar aos pacientes, que necessitam usar estatinas, que eles não precisam se preocupar que o uso da medicação irá prejudicar sua memória.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Bosch J et al. The effect of blood pressure and cholesterol lowering on cognition. American Heart Association 2016 Scientific Sessions. November 13, 2016; New Orleans, LA. Abstract.
  • Yusuf S, et al; HOPE-3 Investigators. Cholesterol Lowering in Intermediate-Risk Persons without Cardiovascular Disease. N Engl J Med. 2016 May 26;374(21):2021-31. doi: 10.1056/NEJMoa1600176.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.