Ginecologia e Obstetrícia

Exposição a temperaturas diferentes durante a gravidez: risco para natimortos?

Tempo de leitura: 2 min.

Em um mundo preocupado com a interferência climática sobre a vida das pessoas, o potencial efeito das mudanças de temperaturas sobre a gestação e suas consequências torna-se assunto de interesse. Afinal, alterações na evolução normal da gravidez podendo inclusive levar ao óbito fetal são preocupantes. 

Além do impacto emocional e econômico, a morte fetal pode estar relacionada a estilo de vida materno e mais recentemente, a partir de 2017, muitos trabalhos têm relacionado as mudanças de temperatura (tanto as temperaturas mais frias como as mais quentes) como fatores interferem no seu desfecho: trabalhos de parto prematuros, alterações de peso ao nascimento e até mesmo a evolução para óbito com natimorto durante transcurso da gestação. O mecanismo fisiopatológico responsável por essa evolução ainda não está completamente esclarecido, mas as evidências têm sido contundentes em associar as oscilações térmicas a desfechos desfavoráveis na gravidez. 

Leia também: Saiba quais doenças aumentam o risco cardiovascular futuro durante a gestação

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Análise recente

Um estudo australiano publicado na Environmental Research de junho de 2021, mostrou essa relação em uma metanálise analisando 20 anos de publicações (2000 a 2020). Os estudos incluídos, apesar de serem todos retrospectivos, mostraram achados bem interessantes sobre a influência climática, principalmente no final da gravidez sobre sua evolução final.

  • Exposições a temperaturas ambiente extremas durante a gravidez parecem aumentar o risco de natimorto, particularmente no final da gravidez.
  • A taxa de natimortos entre 12 estudos variou de 1,9 a 38,4 natimortos por nascimentos entre 11 países de alta renda e um país de renda média baixa.

Saiba mais: Gravidez: o que acontece com as doenças oculares preexistentes?

  • Os dados de exposição foram derivados de monitores municipais ou nacionais com base em estações meteorológicas (66,6%) ou um modelo de previsão (16,7%); caso contrário, não relatado (16,7%).
  • No geral, o risco de natimorto parece aumentar em temperaturas abaixo de 15 °C e acima de 23,4 °C. O risco mais alto está acima de 29,4 °C.
  • Estima-se que 17–19% dos natimortos são potencialmente atribuíveis à exposição crônica a temperaturas extremas de calor e frio durante a gravidez.

Mensagem final

A exposição da gestante a extremos de temperatura não pode ser ignorada. Sempre que for possível a mulher grávida deve-se proteger, principalmente no final da gravidez. Apesar das limitações do estudo (retrospectivo, não análise de outros fatores ambientais como água, poluição local, homogeneização de grupos) o tema é relevante, merece atenção e estudo para elucidação fisiopatológica e prevenção de eventos não desejáveis na gravidez.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Sexton J, et al. Systematic review of ambient temperature exposure during pregnancy and stillbirth: Methods and evidence. Environmental Research. 2021 June;197:111037. doi: 10.1016/j.envres.2021.111037
Compartilhar
Publicado por
João Marcelo Martins Coluna
Tags: natimortos

Posts recentes

Delirium em pacientes com Covid-19

Artigo abordou o delirium na Covid-19, chamando a atenção dos profissionais de saúde para um…

48 minutos atrás

A felicidade nas empresas: Chief Happiness Officer (CHO), uma nova possibilidade profissional

Felicidade não é só uma questão pessoal. Pessoas felizes adoecem menos e desenvolvem maior resiliência…

2 horas atrás

Manejo das infecções virais durante a gestação

Infecções virais durante a gestação são muito comuns e podem levar a aumento da morbimortalidade…

18 horas atrás

Anestesia no Paciente Chocado: confira os conteúdos atualizados em Anestesiologia

O app nº 1 do Brasil conta mais de 100 conteúdos publicados esta semana. Atenção…

18 horas atrás

Diagnóstico e manejo da encefalopatia de Hashimoto

A encefalopatia de Hashimoto é caracterizada por início subagudo de confusão com alteração do nível…

19 horas atrás

Varíola dos macacos: Estados Unidos tem primeiro caso identificado em quase duas décadas

Especialistas alertam que a varíola dos macacos trata-se de uma doença tropical rara e grave,…

20 horas atrás