Extrato criado por brasileiros é esperança no combate às arboviroses

Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos criaram um extrato a partir do açafrão da terra que mata em três horas a larva do Aedes aegypti. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pesquisadores do Instituto de Física (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos criaram um extrato a partir do açafrão da terra (cúrcuma) que mata em três horas a larva do mosquito Aedes aegypti. A descoberta surge como uma futura opção para o combate às arboviroses, como a dengue, cujos casos crescem 339% no Brasil em 2019.

Os curcuminoides atuam como inseticidas fotoativáveis, acumulando-se principalmente no canal alimentar de larvas de aegypti. O tempo de fotodegradação de curcuminoides é longo o suficiente para matar as larvas. O extrato tem aplicação simples e consiste na mistura do pó com um pouco de água e distribuição nos locais que podem servir de criadouro do mosquito, como pratos de plantas e recipientes abandonados. Os testes foram feitos em quintais de seis casas de São Carlos por três meses.

Leia maisDengue avança no país com 229 mil casos registrados neste ano

A pesquisa teve financiamento do Ministério da Saúde, que aguarda a sua finalização para avaliar a possibilidade de liberar a substância para o controle da dengue. A maior pendência, neste momento, é a avaliação da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa). Os próximos passos, serão no sentido de conseguir a produção em larga escada do produto, em convênio com empresas, para combater as arboviroses.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags