FA x Flutter atrial: desfechos clínicos indexados pelo CHA2DS2-VASc

Seriam FA e Flutter equivalentes como arritmias que favorecem a trombose intracavitária atrial? JAMA Online publicou um estudo que esclarece essa questão.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A prevalência de arritmias supraventriculares (FA e Flutter) necessitando de terapia com anticoagulante vem aumentando. Na hora de guiar a indicação entre antiplaquetário ou anticoagulante, lançamos mão do escore CHA2DS2-VASc, que envolve idade e sexo, além de IC, HAS, DM, doença vascular e evento tromboembólico prévio, para se estimar o risco de eventos tromboembólicos em pacientes com FA/Flutter (não associado a doença orovalvar) em 1 ano se não forem anticoagulados. Mas seriam FA e Flutter equivalentes como arritmias que favorecem a trombose intracavitária atrial?

O JAMA online publicou recentemente um estudo que investigou desfechos clínicos (AVE, internação por IC e mortalidade) entre cerca de 260.912 de taiwaneses com FA ou Flutter de 1997 ao fim de 2012 presentes no registro nacional de saúde. Foram excluídos os casos valvares e os que foram submetidos à cirurgia cardíaca e/ou que estivessem relacionados a sepse e/ou hipertireoidismo. Também foram excluídos os submetidos a ablação ou anticoagulação. No fim, ficaram dois grupos com arritmia e um grupo controle com pacientes sem arritmia e que envolveu os mesmos critérios de exclusão que os dois anteriores. Seguimento médio de três anos.

– FA não-valvular: 188.811 pacientes
– Flutter não-valvular: 6.390 pacientes
– Controle: 24.484 pacientes

OBS: as coorte de FA tinham pessoas com idade mais avançada, tinha proporcionalmente mais mulheres, mais comorbidades e, por consequência, um escore médio de CHA2DS2-VASc maior.

LEIA MAIS: Burden de FA – você sabe o que é e qual a sua importância?

cardiologia

FA x Flutter: resultados

1 – AVEi (incidência):

FA: 3.08 (95% IC, 3.03-3.13) X Flutter: 1.45 (95% IC, 1.28-1.62) X controle: 0.97 (95% IC, 0.92-1.03).

A incidência subiu a cada aumento de escore. As taxas de AVEi foram equivalentes em pacientes com Flutter e escore 2 quando comparados a pacientes com FA e escore 1. No grupo do Flutter, a incidência de AVEi só cresceu significativamente a partir de um escore de pelo menos 5 quando comparado aos pacientes do grupo controle com mesmo escore de CHADSVASC.

2 – Internação por IC

As incidências de internação por IC cresceram conforme o escore em todos os grupos, sendo maiores para os grupos FA e Flutter. Estes dois últimos só apresentaram resultados semelhantes para quem tinha escore 0. Nos demais, FA ganhou de Flutter em taxa de internação.

3 – Mortalidade

FA: 17.8 (95% IC, 17.7-17.9) X Flutter: 13.9 (95% IC, 13.4-14.4) X controle: 4.2 (95% IC, 4.1-4.4).

As taxas aumentaram quanto maior fosse o escore nos três grupos. A taxa foi maior para FA, mas apenas a partir de um escore de 4 no grupo Flutter, a diferença não foi tão importante entre esses dois grupos.

Discussão do estudo

Os resultados sugerem que a conduta sobre anticoagular ou não um paciente com Flutter deva envolver talvez maiores escores de CHA2DS2-VASc quando comparado a um caso de FA. Os autores chegam a sugerir anticoagulação a partir de um escore de 4 para quem tivesse Flutter. Os pontos fracos desse estudo de coorte retrospectiva com análise de banco de dados foi não especificar os subtipos de FA e nem de Flutter. Como excluíram os pacientes que receberam anticoagulantes (talvez por serem mais graves?), pode ter havido viés de seleção. Outro aspecto é envolver apenas taiwaneses e não outras etnias.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Lin Y, Chen Y, Chen T, et al. Comparison of Clinical Outcomes Among Patients With Atrial Fibrillation or Atrial Flutter Stratified by CHA2DS2-VASc Score. JAMA Network Open. 2018;1(4):e180941. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.0941

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.