Fatores de risco para prolapso primário de órgão pélvico e recorrência de prolapso

O prolapso de órgãos pélvicos é ​​uma condição que apesar de não ser uma doença com risco de vida, tem um impacto na qualidade de vida.

O prolapso de órgãos pélvicos (POP) é ​​uma condição ginecológica que apesar de não ser uma doença com risco de vida, tem um impacto importante na qualidade de vida. Estudos mostram que as mulheres até os 80 anos têm um risco de 12,6% de serem submetidas a correção cirúrgica do POP, mostrando o impacto na saúde das mulheres e, também, o impacto financeiro no sistema de saúde. Com o aumento geral da expectativa de vida, estima-se que o número de mulheres que procurem atendimento e cirurgias aumentará tremendamente nos próximos 20 a 40 anos, exigindo foco em estratégias preventivas.

Leia também: Vaginite: existe diferença entre o diagnóstico clínico para a avaliação laboratorial da secreção vaginal?

pélvico e recorrência de prolapso

Estudo recente

Em abril de 2022 foi publicado um artigo no American Journal of Obstetrics and Gynecology com o objetivo de atualizar uma revisão sistemática publicada anteriormente e realizar uma meta-análise sobre os fatores de risco para prolapso primário de órgãos pélvicos e recorrência de prolapso. O artigo é um ensaio controlado e randomizado, um estudo transversal e de coorte realizado em países desenvolvidos ocidentais que relataram análise multivariada de fatores de risco para prolapso primário ou recorrência de prolapso. A definição de prolapso foi baseada em referências anatômicas e a recorrência do prolapso foi definida como recidiva anatômica após reparo de tecido nativo.

Achados

Combinado com os novos resultados com os da revisão anterior, 27 estudos preencheram os critérios de inclusão representando dados de 47.429 mulheres. As meta-análises mostraram que o peso ao nascer (n=3, OR1,04, IC 95% 1,02-1,06), idade (n=3, OR1,34, IC 95% 1,23-1,47), IMC (n=2, OR1,75, IC 95% 1,17-2,62) e defeito do elevador do ânus (n=2, OR3,99, IC 95% 2,57-6,18) são fatores de risco estatisticamente significativos e parto cesáreo (n=2, OR0,08 agrupado, IC 95% 0,03-0,20) e tabagismo (n=3, OR0,59, IC 95% 71 0,46-0,75) são fatores protetores para o prolapso primário. Paridade, parto vaginal e elevador do ânus são identificados como “fatores de risco confirmados”. Para a recorrência de prolapso, o estágio do prolapso pré-operatório (n=5, OR2,68, IC 95% 1,93-3,73) e a idade (n=2, OR3,48, IC 95% 1,99-6,08) são fatores de risco estatisticamente significativos.

Saiba mais: Novas evidências: Laser fracionado de CO2 para tratamento de atrofia vaginal

A importância deste resultado consiste na atualização das orientações que são necessárias às nossas pacientes, afinal, POP é uma patologia extremamente prevalente e com alto impacto na qualidade de vida e no sistema de saúde.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Schulten SF, Claas-Quax MJ, Weemhoff M, van Eijndhoven HW, van Leijsen SA, Vergeldt TF, IntHout J, Kluivers KB, Risk factors for primary pelvic organ prolapse and prolapse recurrence: an updated systematic review and meta-analysis, American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2022. doi: 10.1016/j.ajog.2022.04.046.

Tags