FDA alerta para o “desafio do Benadryl”

Amplamente divulgado na rede social Tik Tok, o “desafio do Benadryl” tem instigado adolescentes a consumirem altas doses deste fármaco.

Amplamente divulgado na rede social Tik Tok, o “desafio do Benadryl” tem instigado adolescentes a consumirem altas doses deste fármaco. Recentemente, uma jovem americana de 15 anos, proveniente de Oklahoma, foi a óbito, após filmar-se com alucinações por overdose desse medicamento. Há relatos também de outros adolescentes que sobreviveram, mas deram entrada em departamentos de Emergência pelo mesmo motivo.

Leia também: Intoxicação por medicamentos em crianças: quais as principais situações?

Pais devem ficar atentos aos perigos do “desafio do Benadryl” em redes sociais

O medicamento

O Benadryl®, cujo princípio ativo é o anticolinérgico difenidramina (muito usado para aliviar temporariamente os sintomas decorrentes de alergias respiratórias ou resfriado comum, como coriza e espirros) causa toxicidade dose-dependente. As manifestações clínicas no sistema nervoso central (SNC) decorrentes de intoxicação anticolinérgica incluem agitação, ataxia, confusão, delirium, alucinações, convulsões (embora raras) e coma. Outras manifestações em outros sistemas incluem: midríase, taquicardia, hipertensão, náuseas, vômitos, diminuição de peristalse, pele ruborizada, boca seca, hipertermia, movimentos mioclônicos espasmódicos e coreoatetose (que podem levar à rabdomiólise), retenção urinária e, mais raramente, insuficiência renal por rabdomiólise.

Diante dessa situação, o órgão americano Food and Drug Administration (FDA) emitiu, em 24 de setembro de 2020, uma nota alertando sobre as complicações decorrentes do uso de altas doses da difenidramina. O FDA relata estar investigando esses relatos e conduzindo uma revisão para determinar se casos adicionais foram noticiados e que atualizará o público assim que concluírem essa revisão ou tiverem mais informações. Além disso, refere ter entrado em contato com a rede social TikTok, incentivando-a fortemente a remover os vídeos da plataforma e estarem atentos para remover vídeos adicionais que possam ser postados.

Cuidados extras

O FDA destaca que os profissionais de saúde devem estar cientes de que o “desafio do Benadryl” está ocorrendo entre os adolescentes e alertar seus cuidadores sobre isso, além de pensar na possibilidade de overdose de difenidramina em um paciente com clínica de intoxicação exógena. Além disso, recomenda que os consumidores, pais e cuidadores devem armazenar o medicamento difenidramina e todos os outros medicamentos de venda livre ou com retenção de receita longe e fora do alcance e da visão das crianças, mantendo-os guardados em locais trancados, para evitar intoxicações acidentais por crianças e uso indevido por adolescentes, especialmente durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19.

Saiba mais: Intoxicação por dietilenoglicol em Minas: sexta morte é confirmada

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza, para população e para os profissionais de saúde, o Disque-Intoxicação (gratuito), cujo número é 0800-722-6001. O usuário recebe atendimento por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.