FDA amplia o uso do antiviral remdesivir em pacientes com Covid-19

O FDA tomou duas ações para expandir o uso do medicamento antiviral Veklury® (remdesivir) para o tratamento da Covid-19 leve a moderada.

Em 21 de janeiro, o órgão americano Food and Drug Administration (FDA) tomou duas ações para expandir o uso do medicamento antiviral Veklury® (remdesivir) para adultos e pacientes pediátricos não hospitalizados para o tratamento da Covid-19 leve a moderada. Anteriormente, o uso do remdesivir era limitado somente a pacientes internados. Essas medidas fornecem outra opção de tratamento para reduzir o risco de hospitalização em pacientes de alto risco:

  • A ampliação de uso do remdesivir pelo FDA inclui adultos e pacientes pediátricos com 12 anos de idade ou mais que pesam, pelo menos, 40 kg, com resultados positivos de testes virais diretos para pesquisa de SARS-CoV-2, e que não estão internados e apresentam Covid-19 leve a moderada, além de elevado risco de progressão para a forma grave da doença, incluindo hospitalização ou óbito; 
  • A agência também revisou a “Autorização de Uso Emergencial” para o remdesivir para permitir, adicionalmente, o medicamento para o tratamento de pacientes pediátricos com peso de 3,5 kg a 40 kg ou com menos de 12 anos de idade pesando, pelo menos, 3,5 kg, com resultados positivos de testes virais diretos para o vírus SARS-CoV-2 e que não estão internados e têm Covid-19 leve a moderada, além de elevado risco de progressão para doença grave, incluindo hospitalização ou óbito; 
  • Com base nessas estratégias, pacientes não hospitalizados de alto risco podem receber o remdesivir por infusão intravenosa (IV) durante três dias para o tratamento da Covid-19 leve a moderada.

remdesivir

Estudo de aprovação do remdesivir 

A aprovação do Veklury® para uso em pacientes não hospitalizados é apoiada por um ensaio clínico randomizado e controlado por placebo que incluiu 562 pacientes não hospitalizados com Covid-19 leve a moderada, que apresentavam alto risco de progressão para doença grave, incluindo hospitalização ou óbito.  

O principal resultado medido no estudo foi se um paciente foi internado por qualquer motivo relacionado à Covid-19 ou morreu por qualquer causa dentro de 28 dias após o tratamento. No geral, 2 dos 279 pacientes que receberam Veklury® (0,7%) precisaram de hospitalização relacionada à Covid-19, em comparação a 15/283 pacientes que receberam placebo (5,3%). Não houve óbitos em nenhum dos grupos. 

Crianças e adolescentess para os quais o Veklury® está autorizado receberão doses ajustadas ao seu peso corporal de modo a atingir exposições comparáveis ​​às dos doentes adultos e pediátricos que receberam a dose aprovada. O FDA informa que, dado o curso semelhante da Covid-19, a autorização do Veklury® em pediatria é baseada na extrapolação da eficácia de estudos adequados e bem controlados em adultos.

Leia também: Vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes com cardiopatia

Por fim, detalhes importantes sobre o uso de Veklury® estão disponíveis nas informações de prescrição, que incluem instruções de dosagem, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. Os possíveis efeitos colaterais incluem:

  • Níveis aumentados de enzimas hepáticas (podem ser um sinal de lesão hepática); 
  • Reações alérgicas, que podem incluir: 

– Alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca;

– Hipoxemia;

– Febre;

– Dispneia;

– Angioedema;

– Erupção cutânea;

– Náuseas;

– Sudorese;

– Calafrios.  

De acordo com o FDA, o remdesivir não substitui a vacinação contra a Covid-19. 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.