FDA aprova derivado do óleo de peixe para prevenção cardiovascular

O ômega-3 deixou de ser recomendado pelas principais diretrizes no mundo. Entretanto, o EPA apresentou resultados promissores na prevenção cardiovascular.

Por muitos anos, o óleo de peixe ômega-3 foi prescrito por médicos e profissionais da área de saúde como um medicamento para prevenção de doenças cardiovasculares. A crença de que o ômega-3 implicava em proteção cardiovascular vinha da dieta do mediterrâneo, rica em peixes e óleos vegetais e que mostrava desfechos cardiovasculares positivos em relação a outras dietas. Entretanto, o ômega-3 não se provou, em diversos estudos, benéfico na prevenção de patologias cardíacas.

Sendo assim o ômega-3 deixou de ser recomendado pelas principais diretrizes no mundo, inclusive a brasileira.
Entretanto uma indústria farmacêutica desenvolveu um derivado do óleo do peixe, o EPA (nome comercial Vascepa®), com resultados promissores nos desfechos cardiovasculares.

O Vascepa® foi inicialmente aprovado para paciente com triglicerídeos maiores que 500mg/dL, entretanto o estudo REDUCE-IT, publicado em janeiro deste ano mostrou resultados fantásticos em relação a desfecho e mortalidade cardiovascular.

Após a publicação do estudo o Vascepa multiplicou suas vendas e número de prescrições.

No último dia 13, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso do medicamento para prevenção de doenças cardiovasculares. Inicialmente os candidatos a tomar a droga seriam pacientes que já apresentaram algum evento, ou diabéticos com dois fatores de risco cardiovasculares e triglicerídeos acima de 150 mg/dL, a aprovação final deve ocorrer ainda dezembro deste ano.

Leia também: Diretriz da AHA para uso do Ômega-3 na Hipertrigliceridemia

O EPA mudou o conceito sobre os óleos de peixe e proteção cardiovascular que vinha há décadas desfavorecendo a medicação. Ganhar um novo aliado na luta contra as doenças cardiovasculares é excelente para medicina e para os pacientes.

Receba as principais novidades em Medicina! Inscreva-se em nossa newsletter!

Referências bibliográficas:

  • https://www.statnews.com/2019/12/13/fda-approves-amarin-fish-oil-derived-drug-to-prevent-heart-attacks-strokes/
  • Bhatt DL, Steg PG, Miller M, et al. Cardiovascular Risk Reduction with Icosapent Ethyl for Hypertriglyceridemia. N Engl J Med 2019; 380:11.
  • Omacor: Consumer drug information sheet – Approval label. US Food and Drug Administration, Center for Drug Evaluation and Research. www.fda.gov/cder/foi/label/2004/21654lbl.pdf (Accessed on December 21, 2007).
  • Manson JE, Cook NR, Lee IM, et al. Marine n-3 Fatty Acids and Prevention of Cardiovascular Disease and Cancer. N Engl J Med 2019; 380:23.
  • Bowman L et al. Omega-3 Supplements: No effect on vascular events in ASCEND.
  • Wendling P et al. No CVD benefit with omega-3 fatty acids.
  • Précoma DB, Oliveira GMM, Simão AF, Dutra OP, Coelho OR, Izar MCO, et al. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019. Arq Bras Cardiol. 2019; 113(4):787-891

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.