Página Principal > Colunistas > FDA aprova leitura de glicemia por smartphone
medico no celular

FDA aprova leitura de glicemia por smartphone

Tempo de leitura: 2 minutos.

No Portal da PEBMED publicamos frequentemente sobre a influencia da tecnologia no manejo das doenças. Já falamos sobre relógios que monitoram crises convulsivas, lentes de contato medidoras de glicemia, além de aplicativos como mHealth. A novidade da vez é que o The U.S Food and Drugs Administration (FDA) acaba de aprovar o Dexcom G6, um monitor contínuo de glicose que pode trabalhar em conjunto com aplicativos médicos móveis e bombas de insulina automatizadas para ajudar pessoas com diabetes a gerenciar a doença.

O equipamento funciona da seguinte forma: o monitor tem um autoaplicador que se insere em um pequeno sensor logo abaixo da pele. O sensor mede os níveis de glicose e um transmissor dentro dele envia leituras a cada 5 minutos para um receptor ou um smartphone ou smartwatch compatível. É possível inclusive compartilhar os resultados com até cinco pessoas. Este é o primeiro monitor aprovado como um dispositivo autônomo e que pode ser integrado em sistemas automáticos de dosagem de insulina. Uma das grandes vantagens é que não são necessárias furadas no dedo para medição dos níveis glicêmicos.

A aprovação do FDA teve como base dois estudos, envolvendo 324 adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais com diabetes. Durante várias consultas clínicas, suas leituras foram comparadas com os resultados dos exames laboratoriais que mediram seus níveis de glicose no sangue. Uma declaração da FDA indicou que nenhum evento adverso foi relatado durante os estudos.

O dispositivo não é isento de riscos, que podem incluir hipo/hiperglicemia nos casos em que as informações fornecidas são imprecisas  ou quando ocorrem problemas de configuração que acabam desabilitando alarmes e alertas. Os pacientes também podem sentir irritação da pele ou vermelhidão ao redor do adesivo adesivo do dispositivo.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autora:

Referências:

2 Comentários

  1. Já tem noção de valor? Pois já existe o Freestle Libre e o valor da manutenção é um pouco alto.
    Obrigada!!!

    • Dayanna Quintanilha

      Olá Priscila, infelizmente ainda não consegui achar informações sobre valores. A princípio a liberação foi apenas no nos EUA, não há previsão de chegada no Brasil. O Freestyle libre é um monitor contínuo de glicemia também, a diferença é que o Dexcom g6 tem a possibilidade de leitura por smartphone. Agradecemos a sua participação em nosso portal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.