Página Principal > Colunistas > FDA libera relógio inteligente para detectar crises convulsivas
smartwatch embrace

FDA libera relógio inteligente para detectar crises convulsivas

Tempo de leitura: 2 minutos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de pessoas têm epilepsia em todo o mundo. Dentre estes, aproximadamente 70% respondem ao tratamento. Com o objetivo de ajudar no manejo da doença, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o Smartwatch Embrace (relógio inteligente), um dispositivo portátil que pode acompanhar crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. O produto da Empatica Inc. também pode enviar um alerta para um cuidador quando uma crise é detectada, permitindo que a ajuda atinja pacientes com epilepsia rapidamente.

Segundo o especialista em Epilepsia e Diretor do Comprehensive Epilepsy Center da NYU, Orrin Devinsky, a aprovação do dispositivo representa um “importante marco no cuidado de pacientes com epilepsia”. O Embrace oferece o “potencial de alarme para membros da família e cuidadores de que uma crise tônica-clônica está ocorrendo”. Evidências apoiam que uma atenção imediata durante ou logo após as convulsões pode salvar vidas em muitos casos.

Um paciente com epilepsia pode dirigir?

O smartwatch utiliza sinais de atividade eletrodérmica para determinar a atividade do sistema nervoso simpático. Este sensor de atividade serve como uma alternativa para um biomarcador e como uma alternativa definitiva ao uso de um eletroencefalograma, permitindo o monitoramento mais fácil desses pacientes.

O Embrace foi testado em um estudo clínico envolvendo 135 pacientes com epilepsia, que foram admitidos em unidades para monitorização contínua com eletroencefalografia de vídeo, ao mesmo tempo em que usavam o dispositivo, que registra a atividade eletrodérmica. Os pesquisadores coletaram dados de 6.530 horas em 272 dias, incluindo 40 convulsões tônico-clônicas generalizadas. O algoritmo de Embrace detectou 100% das convulsões, confirmado por especialistas em epilepsia.

O dispositivo também registra dados de sono, descanso e atividade física e promete ser uma ferramenta importante no manejo da epilepsia. Aguardamos ansiosamente pela hora em que também será aprovado no Brasil.

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

Autora:

Referências:

Um comentário

  1. Esse relógio dá algum indício ao paciente que a crise está para ocorrer? Meu filho não tem nenhum sintoma de que terá crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.