FDA aprova primeiro teste de antígeno para Covid-19 com resultado em 15 minutos

A FDA autorizou, de forma emergencial, o primeiro teste de antígeno para diagnosticar a Covid-19 que não precisa de análise.

Na última quarta-feira, 26, a Food and Drug Administration (FDA) autorizou, de forma emergencial, o primeiro teste de antígeno para diagnosticar a Covid-19 que não precisa de análise: o BinaxNOW Covid-19 Ag Card. O resultado aparece direto no cartão de teste, no mesmo formato de testes de gravidez.

O exame é feito com um swab nasal, que coleta a amostra e coloca no cartão, com um reagente adicionado. O resultado do teste sai em 15 minutos, quando o cartão marca uma listra para negativo e duas para positivo.

O tempo ideal para realização do teste é em até sete dias após o início dos sintomas. O objetivo é que os profissionais de saúde possam usar o teste em ambientes de atendimentos emergenciais, mas eles também podem ser realizados em consultórios e escolas.

cartão teste do teste de antígeno para Covid-19

Abbott Laboratories/Divulgação

Teste de antígeno da Covid-19

Os testes de antígeno não tão sensíveis quanto os testes moleculares. Sendo assim, resultados negativos precisam ser confirmados, de preferência, com o ensaio molecular para decisões terapêuticas. Além disso, a clínica, histórico do paciente e questões epidemiológicas devem ser levadas em conta antes de confirmar que o paciente não está infectado.

O teste autorizado é de produção da Abbott Diagnostics Scarborough, que planeja disponibilizar até 50 milhões de testes mensalmente nos Estados Unidos a partir de outubro.

Leia também: Covid-19: soroprevalência e desempenho analítico do ensaio Abbott Architect SARS-CoV-2 IgG

Testes disponíveis no Brasil

Apesar de o teste em questão ainda não estar disponível nem autorizado no Brasil, testes de antígeno são uma boa opção para o diagnóstico, visto que os testes que detectam anticorpos produzidos no organismo (IgM/IgG ou igM/IgA) não são capazes de identificar a fase aguda da doença.

No momento, o padrão-ouro continua sendo a técnica molecular baseada na amplificação de seu material genético pela RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real). Mas, por seu alto custo e demora dos resultados, testes de antígenos podem auxiliar na decisão clínica e, mesmo que a sensibilidade menor do que a do RT-PCR, sua especificidade é próxima dos 100%.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou até o momento diversos kits diagnósticos com as principais metodologias:

  • Imunocromatografia (“teste rápido”): com amostras de sangue, soro ou plasma, mediante uma reação antígeno-anticorpo, uma cor é gerada e o resultado interpretado em cerca de 15 minutos. Um total de 35 testes do tipo IgM/IgG, e apenas um kit que detecta o antígeno (único que utiliza um swab para a coleta de secreções respiratórias, e que pode ser coletado na fase aguda) já foram autorizados;
  • Ensaio imunoadsorvente ligado à enzima (ELISA): utilizando amostras de soro ou plasma, uma reação enzimática ocorre. Essa reação é detectada por aparelhos específicos, e o resultado é então liberado. Um conjunto diagnóstico do tipo IgM e IgG, e outro de IgA e IgG já estão registrados;
  • Quimioluminescência (CLIA): podem ser utilizadas amostras de soro ou plasma, onde a reação antígeno-anticorpo é detectada por aparelhos automatizados, através de uma reação química. Apenas um conjunto diagnóstico IgM/IgG foi regularizado até o momento;
  • Imunofluorescência (IFA): a reação antígeno-anticorpo gera uma reação fluorescente, a qual é detectada pelo aparelho. dois kits do tipo IgM/IgG que usam amostras de sangue, soro ou plasma, e um kit que detecta o antígeno (o único que utiliza um swab para a coleta de secreções respiratórias da naso/orofaringe, e que pode ser coletado na fase aguda) foram registrados.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.