FDA aprova uso de semaglutida para prevenção de eventos cardiovasculares

A nova liberação da FDA possibilita o uso do medicamento para redução de risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e AVC em adultos.

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, U.S. Food and Drug Administration (FDA), aprovou uma nova recomendação de uso para o Wegovy®, medicamento a base de semaglutida e autorizado no Brasil para utilização no controle de peso de pacientes obesos. 

A nova liberação da FDA possibilita o uso do medicamento para redução de risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e AVC em adultos com doenças cardiovasculares e que apresentem obesidade ou sobrepeso. O remédio deverá ser utilizado em conjunto com dieta para redução de ingestão de calorias e realização de atividades físicas. 

Leia também: ESC 2023: Semaglutida tem benefício na insuficiência cardíaca? 

De acordo com o diretor da FDA, John Sharretts, “Wegovy é agora o primeiro medicamento para perda de peso a ser aprovado também para ajudar a prevenir eventos cardiovasculares potencialmente fatais”. 

A nova liberação da FDA possibilita o uso do medicamento para redução de risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e AVC em adultos.

Estudo base

Os dados utilizados pela FDA para autorizar a ampliação de uso da susbtância vieram de um estudo com 17.600 participantes, multicêntrico, controlado por placebo e duplo-cego que apresentou como resultado uma redução significativa no risco de evento cardiovascular maior dentro do grupo em tratamento com a medicação, a ocorrência ficou em 6,5%, enquanto no grupo placebo esse índice foi de 8%. 

No Brasil 

Segundo informações da Folha de São Paulo, a Novo Nordisk, fabricante do medicamento, já teria entrado com pedido de autorização para ampliação do uso do medicamento também no Brasil. Apesar de aprovado pela Anvisa, o Wegovy® ainda não é comercializado oficialmente no país, a expectativa é que tanto a venda quanto a nova autorização ocorram ainda em 2024. 

Saiba mais: Prescrição indiscriminada de semaglutida e o prejuízo aos pacientes 

Restrições 

O Wegovy® não deve ser utilizado em pacientes com histórico familiar de câncer de tireoide nem em pacientes com síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 ou aqueles com alergia a semaglutida, a FDA também avisa sobre a possibilidade de pancreatite, problemas na vesícula, rim, retinopatia diabética, aumento da frequência cardíaca e ideação suicida causadas pelo uso do remédio. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades