FDA concede primeiro tratamento para hipersonia idiopática

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou pela primeira vez, na última semana, uma indicação para hipersonia idiopática.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou pela primeira vez, na última semana, uma indicação para hipersonia idiopática. Essa é a primeira autorização de tratamento da doença, utilizando o medicamento Xywav, utilizado para cataplexia e para sonolência excessiva causada pela narcolepsia.

Segundo o vice-diretor do Office of Neuroscience da FDA, Eric Bastings, essa aprovação é extremamente significativa. “A hipersonia idiopática é uma condição para a vida toda, e a aprovação de Xywav será fundamental no tratamento de sintomas como sonolência excessiva e dificuldade para acordar, e no controle eficaz desse distúrbio debilitante”, concluiu.

cama vazia de pessoa com hipersonia idiopática

Hipersonia idiopática

Hipersonia idiopática é um distúrbio crônico incomum do sono que faz com que as pessoas fiquem excessivamente sonolentas durante o dia, mesmo depois de uma boa noite de sono.

A eficácia do Xywav para a condição foi avaliada em um estudo duplo-cego randomizado, controlado por placebo, em 154 pacientes adultos (com idades entre 19 e 75 anos). No ensaio clínico, os pacientes que foram randomizados para mudar de Xywav para placebo apresentaram piora nas medidas de sonolência e sintomas em comparação com pacientes randomizados para continuar o tratamento com Xywav.

Os eventos adversos mais comuns observados foram náuseas (21,4%), cefaleia (16,2%), tonturas (11,7%), ansiedade (10,4%) e vômitos (10,4%).

Riscos e cuidados do Xywav

A solução oral do Xywav é composta por oxibatos de cálcio, magnésio, potássio e sódio. Em sua bula, algumas advertências chamam atenção para o cuidado com o abuso do fármaco, já que o oxibato, também conhecido como gama-hidroxibutirato (GHB), é uma substância controlada. Seu uso indevido tem sido associado a efeitos colaterais graves, incluindo convulsões, dificuldade para respirar, mudanças no estado de alerta, coma e morte.

Leia também: Perturbações do sono e delirium em crianças após cirurgia cardíaca

Devido aos seus riscos, o medicamento só poderá ser vendido por uma farmácia certificada, não estando disponível no varejo estadunidense.

No Brasil

No Brasil, o medicamento não é aprovado para nenhuma dessas condições. Para hipersonia idiopática, a primeira opção de tratamento disponível é a modafinila, sob nome comercial Stavigile, outra substância psicotrópica que precisa de receituário A3.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades