FDA concede primeiro tratamento para hipersonia idiopática

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou pela primeira vez, na última semana, uma indicação para hipersonia idiopática. Essa é a primeira autorização de tratamento da doença, utilizando o medicamento Xywav, utilizado para cataplexia e para sonolência excessiva causada pela narcolepsia.

Segundo o vice-diretor do Office of Neuroscience da FDA, Eric Bastings, essa aprovação é extremamente significativa. “A hipersonia idiopática é uma condição para a vida toda, e a aprovação de Xywav será fundamental no tratamento de sintomas como sonolência excessiva e dificuldade para acordar, e no controle eficaz desse distúrbio debilitante”, concluiu.

cama vazia de pessoa com hipersonia idiopática

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Hipersonia idiopática

Hipersonia idiopática é um distúrbio crônico incomum do sono que faz com que as pessoas fiquem excessivamente sonolentas durante o dia, mesmo depois de uma boa noite de sono.

A eficácia do Xywav para a condição foi avaliada em um estudo duplo-cego randomizado, controlado por placebo, em 154 pacientes adultos (com idades entre 19 e 75 anos). No ensaio clínico, os pacientes que foram randomizados para mudar de Xywav para placebo apresentaram piora nas medidas de sonolência e sintomas em comparação com pacientes randomizados para continuar o tratamento com Xywav.

Os eventos adversos mais comuns observados foram náuseas (21,4%), cefaleia (16,2%), tonturas (11,7%), ansiedade (10,4%) e vômitos (10,4%).

Riscos e cuidados do Xywav

A solução oral do Xywav é composta por oxibatos de cálcio, magnésio, potássio e sódio. Em sua bula, algumas advertências chamam atenção para o cuidado com o abuso do fármaco, já que o oxibato, também conhecido como gama-hidroxibutirato (GHB), é uma substância controlada. Seu uso indevido tem sido associado a efeitos colaterais graves, incluindo convulsões, dificuldade para respirar, mudanças no estado de alerta, coma e morte.

Leia também: Perturbações do sono e delirium em crianças após cirurgia cardíaca

Devido aos seus riscos, o medicamento só poderá ser vendido por uma farmácia certificada, não estando disponível no varejo estadunidense.

No Brasil

No Brasil, o medicamento não é aprovado para nenhuma dessas condições. Para hipersonia idiopática, a primeira opção de tratamento disponível é a modafinila, sob nome comercial Stavigile, outra substância psicotrópica que precisa de receituário A3.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar