FEBRASGO passa a recomendar a vacinação da coqueluche para todas as gestantes

Em nota oficial, a FEBRASGO passou a recomendar que todas as gestantes, em todas as gestações, recebam a vacina dTpa contra a coqueluche.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em nota oficial publicada no dia 17 de novembro deste ano, a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) passou a recomendar que todas as gestantes, em todas as gestações, recebam a vacina dTpa contra a coqueluche.

Segundo a FEBRASGO, é recomendado que a paciente grávida receba orientação e prescrição para uma dose de vacina dTpa, a ser aplicada no período após a 20ª semana de gestação, até 15 dias antes do parto. Essa decisão foi baseada nas últimas informações técnicas e científicas disponíveis.

O objetivo dessa orientação é oferecer mais qualidade no atendimento das gestantes e alcançar uma maior segurança no exercício da profissão. Outro fator que motivou a nova recomendação foi o índice abaixo do esperado de cobertura vacinal dessa população.

Coqueluche neonatal

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 1990, o número de casos de coqueluche em lactentes teve uma redução significativa. No entanto, a partir de 2011, observou-se um aumento súbito no país. O nível epidêmico vem se mantendo com incidência de 2,8/ 100.000 habitantes. A vacinação de todas as gestantes pode contribuir para a diminuição de casos.

Veja também: ‘Calendário vacinal para crianças e adolescentes com HIV/AIDS’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags