Febre Amarela: doses da vacina podem ser fracionadas para atender mais pessoas

Com o surto de febre amarela no país, o Ministério da Saúde está estudando fracionar as doses da vacina, segundo reportagem do Bom Dia Rio.

Com o surto de febre amarela no país, o Ministério da Saúde está estudando fracionar as doses da vacina, segundo reportagem do Bom Dia Rio. O objetivo é alcançar um número maior de pessoas sem ter que aumentar a quantidade, já que as mais de 20 milhões de doses que foram distribuídas para diversas partes do país estão acabando antes do tempo previsto.

Por ser uma doença sem tratamento específico, a prevenção é fundamental e todos que vivem ou estão viajando para áreas de risco devem ser imunizados.

De acordo com dados do Ministério divulgados no último dia 29, já são quase 2 mil notificações de casos suspeitos no Brasil desde dezembro, onde 923 foram descartados e 574 confirmados, estando o restante ainda em investigação. Entre estes, 187 mortes foram confirmadas devido à doença, uma taxa de letalidade de 32,5%.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre os casos confirmados, todos vieram de áreas rurais, silvestres ou de matas, atingindo o interior dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

É importante lembrar que a febre amarela incuba por três a sete dias e o quadro inicial pode apresentar febre, prostração, cefaleia e mialgia. Sintomas respiratórios leves e hepatomegalia também podem aparecer. A confirmação diagnóstica pode ser feita por sorologia (IgM/IgG, ELISA) ou por detecção viral em tecido (mais útil nos primeiros dias).

Você sabe qual é a melhor abordagem ao paciente com febre e mialgia? Clique aqui e baixe grátis nosso e-book!

Referências:

  • https://g1.globo.com/bemestar/noticia/ministerio-da-saude-estuda-fracionar-doses-da-vacina-da-febre-amarela-para-imunizar-mais-pessoas.ghtml
  • Monitoramento dos casos e óbitos de Febre Amarela no Brasil – Informe 34. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/marco/31/COES-FEBRE-AMARELA-INFORME-34.pdf
  • https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/619-secretaria-svs/l1-svs/27300-febre-amarela-informacao-e-orientacao

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades