Febre maculosa: qual a abordagem da enfermagem?

A febre maculosa é uma doença de aspecto infecioso agudo cuja gravidade pode apresentar variação entre manifestações leves e potencial risco de letalidade.

A febre maculosa refere-se à uma doença de aspecto infecioso agudo cuja gravidade pode apresentar variação entre manifestações clínicas leves e pouco comuns até mesmo manifestações com potencial risco de letalidade.

A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. E no Brasil, existem duas espécies que podem transmitir a doença, a Rickettsia rickettsii, encontradas especialmente no norte do Paraná e nos estados da região Sudeste, especialmente Minas Gerais, sendo este estado o líder de casos da doença; e a Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica, que é encontrada em regiões silvestres.

O período de incubação e manifestação dos primeiros sintomas varia entre 2 a 14 dias, dependendo de cada pessoa, e para que a doença seja efetivamente transmitida, é necessário que o carrapato permaneça na pele do indivíduo por pelo menos 4 horas.

carrapato causador da febre maculosa

Febre maculosa

Depois que o carrapato contaminado pica o homem, ocorre a disseminação da riquétsia pelo organismo humano através dos vasos linfáticos e vasos sanguíneos, acometendo trato gastrintestinal, pulmões, coração, cérebro, pele, fígado, baço e pâncreas.

A riquétsia replica-se no endotélio vascular dos locais atingidos, utilizando-se das células da musculatura lisa. Logo após, é iniciada uma resposta inflamatória aguda resultando no aumento da permeabilidade vascular e consequente hipovolemia e hipoalbuminemia. Nos locais onde ocorre a infecção, há uma alta demanda de plaquetas, levando à uma trombocitopenia. Em consequência da grande extensão da lesão endotelial, o paciente entra m um estado chamado “procoagulante”, onde ocorre a ativação da cascata de coagulação, liberação de trombina, crescimento da agregação plaquetária e crescimento dos fatores antifibrinolíticos.

Leia mais: Feliz 2020: ano internacional da enfermeira e da parteira

Todo este quadro causa a trombose de vasos menores dos principais órgãos, necrose tecidual e isquemia cerebral.

Os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Mialgia;
  • Fraqueza muscular;
  • Cefaleia;
  • Náusea e vômito;
  • Perda de apetite;
  • Exantema maculopapular;
  • Diarreia;
  • Hiperemia das conjuntivas;
  • Hepatoesplenomegalia.

O diagnóstico é clínico, tendo, portanto como suporte importante o hemograma; dosagem de enzimas; imuno-histoquímica; exame histopatológico e técnicas de biologia molecular para o estabelecimento de um diagnóstico específico.

O tratamento é relativamente simples, baseado em antibioticoterapia com tetraciclina, cloranfenicol, doxiciclina e reposição hídrica em função das perdas por vômitos e diarreias. Até o presente momento, não há vacina para prevenção ou tratamento desta doença.

Mais da autora: Candidíase vulvovaginal e oral é a infecção oportunista mais comum

Por hora, ainda não existe nenhuma modalidade de profilaxia medicamentosa para esta doença, contudo, algumas medidas podem ser tomadas a fim de prevenir a contaminação, como por exemplo, evitar o contato com o carrapato, evitando áreas endêmicas ou rurais, utilizar roupas brancas a fim de facilitar a identificação de qualquer carrapato, inspecionar o corpo de 3 em 3 horas para remover qualquer carrapato que tenha se fixado na pele, e, ao encontrar um carrapato na pele, é recomendado que seja removido com uma pinça, delicadamente a fim de não ferir o carrapato e consequentemente, expor as riquétsias na pele promovendo a contaminação.

Ação do enfermeiro

É fundamental que o enfermeiro esteja atento aos sintomas para hipótese diagnóstica relacionada à febre maculosa, em especial, profissionais que atuam em áreas endêmicas ou rurais, especialmente entre os meses de junho e outro, sendo o período de procriação dos carrapatos. Desta forma, é possível estabelecer um diagnóstico e terapêutica adequada precoce.

Tenha a melhor abordagem da enfermagem na palma de sua mão! Baixe o aplicativo Nursebook, já disponível no Android!

Referências bibliográficas:

  • Fiol, Fernando De Sá Del Et Al. A Febre Maculosa No Brasil. Revista Panamericana De Salud Pública, V. 27, P. 461-466, 2010.
  • Melles, Heloisa Helana B.; Colombo, Silvia; Da Silva, Marcos Vinìcius. Febre Maculosa: Isolamento De Rickettsia Em Amostra De Biûpsia De Pele. Revista Do Instituto De Medicina Tropical De S „O Paulo, V. 34, N. 1, P. 37-41, 1992.
  • Lemos, E. R. S.; Mello, J. C. P. Riquetsioses. Rotinas De Diagnóstico E Tratamento Das Doenças Infecciosas E Parasitárias. 2ª Edition, São Paulo (Sp): Atheneu, 2007.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.