Ferritina: além de um marcador inflamatório

A dosagem de ferritina é muito habitual na prática da nutrologia médica e medicina esportiva. Mas ela também pode ter relação com depressão e obesidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A dosagem de ferritina é muito habitual na prática da nutrologia médica e medicina esportiva. Isso ocorre por ela ser uma proteína chave no metabolismo do ferro no organismo, sendo capaz de converter Fe²+ em Fe3+ sequestrando grandes quantidades deste metal na circulação. O ferro sequestrado fica armazenado no interior da proteína contida nos tecidos e impede o dano oxidativo provocado pelo ferro livre. A ferritina é uma proteína intracelular localizada principalmente no citoplasma. Pequenas quantidades desta proteína podem ser encontradas no plasma. Por isso, ela é utilizada na clínica como um marcador clássico dos estoques de ferro. 

Nível de ferritina sérica, depressão e índice de massa corporal

Indo além desse fundamento científico em junho de 2019 foi publicado um artigo nessa temática.  O estudo se chamava “Associação do nível de ferritina sérica e depressão em relação ao índice de massa corporal em homens adultos coreanos”. Pois a obesidade é um importante problema de saúde pública em âmbito mundial. E evidências sugerem que os níveis elevados de ferritina estão associados à obesidade, dislipidemia, resistência à insulina e síndrome metabólica. 

O estudo foi realizado para checar a relação entre o nível de ferritina sérica e depressão em adultos do sexo masculino coreanos. Levando em conta o que diz respeito à classificação da obesidade predominante. Pois, a prevalência de adultos com obesidade e excesso de peso aumentou em todo mundo.

Os adipócitos têm níveis aumentados de ferritina sérica na obesidade. O que sugere um papel no desfecho da doença, onde estudos investigaram o papel e o status do ferro na obesidade relacionado a saúde mental. 

Metodologia

O estudo em questão foi do tipo de caso-controle, onde os indivíduos foram classificados em grupo obeso (≥ 25,0 kg / m ², 28 sujeitos) e grupo normal (18,5–22,9 kg / m² , 27 sujeitos). Uma pesquisa foi realizada para avaliar os níveis de depressão de acordo com as orientações sugeridas pelo programa do Centro de Estudos Epidemiológicos-Depressão (CES-D).

O sangue foi coletado de cada grupo para avaliação de biomarcadores. Já o plasma isolado foi avaliado para glicemia de jejum, insulina, índice quantitativo de verificação da sensibilidade à insulina e níveis de ferritina. Os dados foram analisados, e os grupos foram comparados com relação ao Índice de Massa Corporal (IMC), escala de depressão e biomarcadores. 

Resultados

Os resultados deste estudo indicam que os níveis séricos de ferritina e depressão do grupo de estudo dependem do status do IMC, e níveis mais altos de IMC se correlacionam com depressão. O escore médio de depressão do grupo obesidade foi de 16,86, maior que o grupo normal (12,56).

Leia mais: Depressão: dieta balanceada diminui riscos de desenvolver o transtorno

Indivíduos com mais de 16 pontos compuseram 53,6% da população no grupo obeso, que foi mais do que o dobro do grupo normal, conforme avaliado pelo programa CES-D. Além disso, o nível de ferritina sérica do grupo obesidade foi de 207,12 ng /mL, que foi superior ao do grupo normal (132,66 ng/mL). Por fim, o IMC pareceu estar significativamente correlacionado com ambos os níveis de depressão (r = 0,320, P = 0,017) e ferritina elevada (r = 0,352, P = 0,008).

Conclusões do estudo

Apesar dos achados estatísticos do estudo, o mesmo ao longo da discussão apresenta quatro limitações do estudo, que não descarta uma interação entre obesidade e depressão, usando como marcador a ferritina sérica. Vale lembrar, que a obesidade é considerada um estado inflamatório crônico, e a ferritina é um reagente observado na fase aguda da inflamação. Nos últimos anos, os níveis aumentados de ferritina sérica são reconhecidos como consequência de uma reação inflamatória crônica causada pela obesidade, e não apenas o resultado de um aumento nos estoques de ferro. Além disso, o aumento da concentração sérica de ferritina em pacientes clínicos está associado a sintomas depressivos.

Veja também:  Ferro parenteral em pacientes renais crônicos é seguro?

 

Referências:

  • Lee HS, Park E. Association of serum ferritin level and depression with respect to the body mass index in Korean male adults. Nutr Res Pract. 2019;13(3):263–267. doi:10.4162/nrp.2019.13.3.263

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags