Fibromialgia: quais condutas têm evidencia?

Comumente, ao se deparar com pacientes cuja dor crônica fecha critérios para fibromialgia, o médico assistente tem dificuldade em iniciar o manejo clínico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Comumente, ao se deparar com pacientes cuja dor crônica fecha critérios para fibromialgia, o médico assistente tem dificuldade em iniciar o manejo clínico. Afinal, são pacientes crônicos, geralmente com limitação da qualidade de vida e que já realizaram outros tratamentos.

De acordo com o Consenso Brasileiro do Tratamento de Fibromialgia, de 2010, o tratamento desses pacientes é dividido entre medidas farmacológicas e não farmacológicas.

Dentre as medidas farmacológicas, têm nível A de evidência o uso de antidepressivos tricíclicos, fluoxetina em alta dose (maior que 40mg/dia) e ciclobenzapina. A associação de antidepressivos tricíclicos e fluoxetina possui nível de evidencia B, e alguns pacientes se beneficiam bastante.

Outras drogas menos utilizadas também possuem benefício, como duloxetina, milnaciprano e moclobemida. Para melhora do sono, zolpidem é uma opção melhor que trazodona ou outros benzodiazepínicos.

É importante que o médico use drogas que saiba manejar, esteja atento a efeitos colaterais e se mantenha aberto ao diálogo com o paciente, para que as doses sejam ajustadas de acordo com seu bem estar.

Já em relação a medidas não farmacológicas, a realização de atividade aeróbica de moderada intensidade de 2 a 3 vezes por semana é o que mais se mostra benéfico, com grau de evidência B. Outras atividades como programas de alongamento, pilates, e terapia cognitivo comportamental tem impacto em poucos pacientes, e deve ser avaliado as comorbidades que possui e como essas atividades se encaixam em sua vida antes de indica-las.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Consenso Brasileiro de Tratamento de Fibromialgia, 2010.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades