Fibrose pulmonar: sildenafil pode ser uma nova opção de tratamento?

Atualmente, os principais medicamentos para fibrose pulmonar são nintedanibe e pirfenidona. Em novo estudo pesquisadores testaram a eficácia do sildenafil.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O manejo da fibrose pulmonar idiopática depende da gravidade da doença e inclui medidas de suporte, tratamento farmacológico, transplante e tratamento das comorbidades. Atualmente, os principais medicamentos são nintedanibe e pirfenidona. Em novo artigo do NEJM, publicado em setembro, pesquisadores testaram a eficácia do sildenafil.

Para esse estudo, os autores randomizaram 274 pacientes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos do valor previsto para receber:

  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + sildenafil 20 mg três vezes ao dia por 24 semanas.
  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + placebo três vezes ao dia por 24 semanas.

fibrose pulmonar

Sildenafil no tratamento da fibrose pulmonar

O desfecho primário foi a mudança em relação ao baseline no escore total do Questionário Respiratório do Hospital Saint George (SGRQ) na semana 12 (o escore total varia de 0 a 100, com pontuações mais altas indicando pior qualidade de vida relacionada à saúde). Os desfechos secundários incluíram medidas de dispneia e segurança.

Os resultados mostraram que não houve diferença significativa na alteração média ajustada no escore total do SGRQ na semana 12 entre o grupo nintedanibe + sildenafil e o grupo nintedanibe + placebo (-1,28 e -0,77 pontos, respectivamente; p = 0,72). Em relação à dispneia e segurança, os desfechos secundários, também não foi observado um benefício claro do tratamento com sildenafil.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que em doentes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos, o sildenafil não proporcionou um benefício adicional significativo quando utilizado em conjunto com o nintedanibe.

Sildenafil

O sildenafil é um inibidor da fosfodiesterase-5 e vasodilatador pulmonar seletivo e é aprovado para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, mas não em pacientes com hipertensão pulmonar relacionada à doença pulmonar. Comercializado popularmente como Viagra®, o fármaco também é muito utilizado na disfunção erétil.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades