Fidaxomicina é aprovado para tratamento de Clostridioides difficile em crianças, nos EUA

O fidaxomicinaé usado para o tratamento de diarreia por Clostridioides difficile (DACD) em crianças com seis meses de idade ou mais.

A agência federal americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma nova aplicação (New Drug Application – NDA) para o medicamento Dificid® (fidaxomicina) suspensão oral e uma nova aplicação suplementar (supplemental New Drug Application – sNDA) para comprimidos de Dificid®. O Dificid® é usado para o tratamento de diarreia por Clostridioides difficile (DACD) em crianças com seis meses de idade ou mais. A fidaxomicina é um antimicrobiano macrolídeo.

A aprovação pela FDA da nova formulação e da nova indicação para a fidaxomicina foi baseada em um estudo de fase paralela, multicêntrico, cego ao investigador, randomizado, em grupo paralelo (conhecido como estudo SUNSHINE, NCT02218372). Nesse estudo, a segurança e a eficácia da fidaxomicina foram avaliadas em pacientes pediátricos com idades entre seis meses e menos de 18 anos (apenas um paciente tinha idade inferior a seis meses).

Estudo sobre a fidaxomicina

O estudo SUNSHINE incluiu 148 pacientes randomizados com idade inferior a 18 anos com infecção por C. difficile confirmada. Destes, 142 receberam fidaxomicina (suspensão ou comprimidos, duas vezes ao dia) ou vancomicina (suspensão ou comprimidos, quatro vezes ao dia) na proporção de 2:1.

Os pacientes foram randomizados por faixa etária, da seguinte forma:

  • 30 pacientes de 6 meses a <2 anos;
  • 49 pacientes com idade entre 2 e <6 anos;
  • 40 pacientes com idade entre 6 e <12 anos;
  • 29 pacientes com idade entre 12 e <18 anos.

Os dois grupos de tratamento foram equilibrados em relação às características demográficas e outras basais. A resposta clínica do DACD na população pediátrica geral, avaliada durante dois dias após 10 dias de tratamento, foi semelhante entre os grupos fidaxomicina e vancomicina [77,6% versus 70,5% com um intervalo de confiança de 95% (IC95%), diferença de tratamento de 7,5 (-7,4%, 23,9%)].

Resultados

A resposta clínica sustentada, definida como a proporção de pacientes tratados com resposta clínica confirmada e sem recorrência de DACD até 30 dias após o final do tratamento, foi maior para fidaxomicina do que para vancomicina (68,4% versus 50,0% com IC95%, diferença de 18,4 (1,5%, 35,3%).

Já a segurança da fidaxomicina em pacientes pediátricos com idades entre seis meses e menos de 18 anos foi avaliada em um estudo de braço único de fase 2 em 38 pacientes e em um estudo randomizado e controlado ativo de fase 3 em 98 pacientes tratados com fidaxomicina e 44 pacientes tratados com vancomicina. A descontinuação do tratamento devido a reações adversas ocorreu em 7,9% (3/38) dos pacientes no estudo de fase 2 e em 1% (1/98) e 2,3% (1/44) dos pacientes tratados com fidaxomicina e vancomicina, respectivamente, no estudo de fase 3.

Mais da autora: Choque séptico pediátrico: uso de vitaminas e hidrocortisona interfere na mortalidade?

As reações adversas selecionadas mais comuns que ocorreram em ≥5% dos pacientes pediátricos tratados com Dificid® no estudo de fase 3 foram:

  • Pirexia (13,3%);
  • Dor abdominal (8,2%);
  • Vômitos (7,1%)
  • Diarreia (7,1%);
  • Constipação (5,1%);
  • Aumento de aminotransferases (5,1%);
  • Erupção cutânea (5,1%).

Em relação à mortalidade, houve um óbito no estudo de braço único da fase 2 e três óbitos ocorreram no estudo de fase 3 de pacientes tratados com fidaxomicina. Não houve mortalidade em pacientes tratados com vancomicina durante o período do estudo (40 dias). Todos os óbitos ocorreram em pacientes com menos de 2 anos de idade e pareciam estar relacionados a comorbidades subjacentes.

De acordo com o fabricante, para que o desenvolvimento de bactérias resistentes a medicamentos seja reduzido, a fidaxomicina deve ser usada apenas para tratar infecções comprovadas ou com forte suspeição causadas pelo C. difficile. Além disso, a fidaxomicina não deve ser utilizada em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao medicamento ou a qualquer outro ingrediente do Dificid®.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.