Fio de nylon, grampo cirúrgico ou absorvível: Qual a melhor técnica de fechamento na cirurgia de pé e tornozelo?

Um estudo comparando o uso destas três técnicas de fechamento foi publicado na revista científica The Journal of Foot & Ankle Surgery.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Em comparação ao aumento das cirurgias ortopédicas, pouco ainda se discute a respeito dos materiais para fechamento da ferida cirúrgica. As técnicas mais difundidas incluem o fechamento com fios de nylon, o uso dos grampos cirúrgicos e o uso de fios absorvíveis. Esse apresenta a vantagem de dispersar a remoção do material no pós-operatório, enquanto aquele propicia economia na duração dos procedimentos. 

Um estudo comparando o uso destas três técnicas foi publicado em julho de 2022 na revista científica The Journal of Foot & Ankle Surgery e apresenta a hipótese de não haver diferença nos resultados clínicos entre elas no fechamento de feridas cirúrgicas de pé e tornozelo 

fechamento

Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo randomizado que analisou 124 pacientes divididos aleatoriamente em três grupos: fechamento com sutura não absorvível, sutura absorvível e grampos metálicos. 

Foi registrada a pontuação em dois escores específicos para avaliação de feridas (Escala de Avaliação de Feridas Hollander e escala ASEPSIS) assim como a escalas para avaliação de dor e satisfação. As avaliações foram realizadas nas primeiras trocas de curativos, na remoção da sutura e seis semanas após a cirurgia. O tempo de fechamento e comprimento da incisão foram registrados. 

Resultados

Não foram detectadas diferenças significativas para as pontuações dos escores das escalas ASEPSIS e da Hollander Wound Evaluation Scale. Houve maior dor após seis semanas no grupo de sutura não absorvível. O tempo de fechamento com grampos foi significativamente menor do que nos outros grupos (13s/cm). Independentemente do material de fechamento da ferida, sexo masculino e obesidade parecem estar associados a um maior risco de ocorrência de complicações da ferida cirúrgica.

Leia também: Tratamento não cirúrgico da ruptura do tendão de Aquiles é equivalente à abordagem cirúrgica?

Mensagem prática

Os três materiais de sutura comparados mostraram semelhança com relação à frequência de complicações da ferida assim, além da técnica de fechamento tradicional, grampos e suturas absorvíveis devem ser consideradas no repertório de materiais de sutura utilizados em cirurgia do pé e tornozelo.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Yao D, Nachtsheim J, Ettinger S, Altemeier A, Claassen L, Plaass C, Schwarze M, Daniilidis K, Brüggenjürgen B, Stukenborg-Colsman C, Lerch M. Foot and Ankle Surgical Incision Closure With Three Different Materials. J Foot Ankle Surg. 2022 Jul-Aug