Formigamento no dedo mínimo da mão: pode ser a síndrome do túnel cubital

A síndrome do túnel cubital é a segunda neuropatia compressiva mais comum (perde apenas para a síndrome do túnel do carpo do nervo mediano).

A síndrome do túnel cubital é a compressão do nervo ulnar na região do cotovelo. É a segunda neuropatia compressiva mais comum (perde apenas para a síndrome do túnel do carpo do nervo mediano).

Leia também: Universo das polineuropatias pela eletroneuromiografia

Formigamento no dedo mínimo da mão pode ser a síndrome do túnel cubital

Anatomia

O nervo ulnar é derivado das raízes inferiores (C8-T1) do plexo braquial e inerva alguns músculos intrínsecos das mãos (responsáveis pelos movimentos finos) e a parte sensorial da metade ulnar do 4° dedo e o 5° dedo. Portanto, se existe lesão nesse nervo, a queixa ocorre nestes territórios.

O local mais comum de compressão do nervo ulnar é na região do cotovelo. Nesse local ele passa num sulco formado pelo epicôndilo medial do úmero e pelo olécrano da ulna. Após esse sulco, o nervo ulnar passa por um túnel formado pelo músculo flexor ulnar do carpo.

Conforme o cotovelo flexiona, o nervo ulnar pode ficar apertado nessa região. Além disso, em alguns indivíduos, durante a flexão do cotovelo, o nervo pode luxar (sair do lugar), ocasionando sua lesão.

Causas

A síndrome do túnel cubital geralmente ocorre como resultado de compressão mecânica repetitiva crônica (ficar com o cotovelo flexionado e apoiado por muito tempo).

Outras causas mais raras de compressão também podem ocorrer: tumores, nódulos, bandas fibrosas, músculos acessórios, fraturas de cotovelo.

Saiba mais: Dor no ombro e síndrome do manguito rotador

Quadro clínico

Sintomas motores

A maioria dos músculos intrínsecos das mãos são inervados pelo ulnar, então podem aparecer fraqueza insidiosa, perda da destreza manual e diminuição da força de preensão e pinça, além de atrofia na região hipotenar e na região do 1° interósseo dorsal (tabaqueira anatômica).

Sinais clássicos da lesão do nervo ulnar são:

  • Mão Em Garra Ulnar – 4°e 5° dedos com hiperextensão do metacarpo com flexão parcial das interfalangeanas;
  • Sinal De Wartenberg – abdução do quinto dedo por fraqueza do terceiro interósseo palmar;
  • Sinal De Froment – ocorre pela fraqueza do adutor do polegar. ao pedir pro paciente apertar um pedaço de papel entre polegar esticado e 2° dedo, ele pega com as pontas dos dedos (usa músculos inervados pelo mediano) e não consegue aduzir o polegar.

Sintomas sensoriais

O indivíduo geralmente refere parestesias no 5° dedo e na face ulnar do 4° dedo e na região hipotenar. Pode-se desencadear os sintomas, pedindo ao paciente fazer flexão total do cotovelo e punho.

Exames diagnósticos

A eletroneuromiografia ajuda a identificar, localizar e avaliar a gravidade da lesão. Avalia se há danos na mielina e/ou no axônio do nervo ulnar e consegue fazer diagnósticos diferenciais.

A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) ou Ultrassom de alta definição conseguem topografar a lesão, bem como ver tecidos moles (tendões, ligamentos e músculos).

Em casos de trauma, as Radiografias conseguem avaliar sinais de alterações ósseas.

Diagnósticos diferenciais

As principais patologias a serem descartadas são radiculopatias C8-T1, lesão de plexo braquial (tronco inferior ou cordão medial), síndrome do desfiladeiro torácico neurogênico, lesões do nervo ulnar em outros sítios (como no punho), além de doenças musculoesqueléticas como a epicondilite medial no cotovelo ou síndrome dolorosa miofascial.

Tratamento

O tratamento inicial envolve repouso relativo, proteção do cotovelo e principalmente evitar o trauma repetitivo do nervo ulnar (evitar apoiar a região do cotovelo, evitar flexão prolongada). Podem ser usados anti-inflamatórios e analgésicos na fase aguda. Devem ser indicados alongamento e fortalecimento nos músculos pronadores e flexores do antebraço.

Correções posturais

  • Usar apoio para antebraço;
  • Almofadas na região do cotovelo.

Cirurgia

É reservada para casos graves e refratários ao tratamento clínico conservador. A síndrome do túnel cubital deve ser tratada em tempo hábil para evitar complicações que afetem a vida do paciente, como atrofia da musculatura da mão, gerando fraqueza, má coordenação, perda sensorial, dor e contraturas em mãos e punho.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades