Fórum de Sepse 2022: controle da acidose metabólica na sepse

Estudos sobre o uso de terapia com bicarbonato de sódio são pautas de discussão sobre acidose metabólica na sepse.

Estamos no segundo dia do XVIII Fórum Internacional de Sepse em São Paulo. O evento tem o objetivo de compartilhar e discutir novidades com todos os profissionais interessados em sepse. O foco é trazer discussões para mudar a realidade da sepse em nosso país.

Pela manhã, a professora Tomoko Fujii, diretora do departamento de Terapia Intensiva no Jikei University Hospital (Japão), discursou sobre as evidências sobre o controle da acidose metabólica na sepse.

acidose sepse

O que diz o SSC 2021?

Segundo o Surviving Sepsis Campaign, não há recomendação de uso de terapia com bicarbonato de sódio para adultos com choque séptico e acidemia láctica induzida por hipoperfusão para melhorar a hemodinâmica ou reduzir a necessidade de vasopressores. (Recomendação fraca, baixa qualidade de evidência.)

Nos casos de adultos com choque séptico e acidemia metabólica grave (pH ≤ 7,2) e lesão renal aguda (escore AKIN 2 ou 3), sugere-se o uso de terapia com bicarbonato de sódio. (Recomendação fraca, baixa qualidade de evidência).

Para saber mais sobre o SSC 2021, ouça nosso podcast PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign. 


Os estudos sobre Bicarbonato de sódio na acidose metabólica

O primeiro estudo discutido foi uma revisão sistemática feita pela palestrante  que visava avaliar os efeitos bioquímicos e fisiológicos, eficácia clínica e segurança da terapia intravenosa de NaHCO3 em pacientes críticos com acidose metabólica aguda.  A revisão concluiu que havia falta de dados sobre os efeitos da terapia intravenosa de NaHCO3 para apoiar seu uso clínico e a frequência da terapia com bicarbonato.

Também foi discutido um estudo observacional retrospectivo em 18 UTIs na Austrália, Japão e Taiwan. O SODA-BIC mostrou que a acidose metabólica precoce é comum em pacientes críticos. O bicarbonato de sódio precoce é administrado por médicos a pacientes mais graves, mas sem correção para peso ou gravidade da acidose. Os autores concluíram que a terapia com bicarbonato em pacientes dependentes de vasopressores acidóticos pode ser benéfica e merece investigação adicional.

Por fim, foi compartilhado que há um Ensaio Clínico Randomizado (SODA-BIC trial) em andamento para avaliar a relação entre dependência de vasopressores e acidose metabólica moderada. O grupo intervenção irá receber bicarbonato de sódio e o grupo controle, o placebo (glicose 5%). O desfecho primário será as horas livres de vasopressores (7 dias).

Aguardaremos os resultados para compartilhar aqui no portal da Pebmed!

Veja também: 
ISICEM 2022: Sepse e Covid-19 com Flávia Machado

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo