Fórum de Sepse 2022: controle da acidose metabólica na sepse

Estudos sobre o uso de terapia com bicarbonato de sódio são pautas de discussão sobre acidose metabólica na sepse.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Estamos no segundo dia do XVIII Fórum Internacional de Sepse em São Paulo. O evento tem o objetivo de compartilhar e discutir novidades com todos os profissionais interessados em sepse. O foco é trazer discussões para mudar a realidade da sepse em nosso país.

Pela manhã, a professora Tomoko Fujii, diretora do departamento de Terapia Intensiva no Jikei University Hospital (Japão), discursou sobre as evidências sobre o controle da acidose metabólica na sepse.

acidose sepse

O que diz o SSC 2021?

Segundo o Surviving Sepsis Campaign, não há recomendação de uso de terapia com bicarbonato de sódio para adultos com choque séptico e acidemia láctica induzida por hipoperfusão para melhorar a hemodinâmica ou reduzir a necessidade de vasopressores. (Recomendação fraca, baixa qualidade de evidência.)

Nos casos de adultos com choque séptico e acidemia metabólica grave (pH ≤ 7,2) e lesão renal aguda (escore AKIN 2 ou 3), sugere-se o uso de terapia com bicarbonato de sódio. (Recomendação fraca, baixa qualidade de evidência).

Para saber mais sobre o SSC 2021, ouça nosso podcast PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign. 


Os estudos sobre Bicarbonato de sódio na acidose metabólica

O primeiro estudo discutido foi uma revisão sistemática feita pela palestrante  que visava avaliar os efeitos bioquímicos e fisiológicos, eficácia clínica e segurança da terapia intravenosa de NaHCO3 em pacientes críticos com acidose metabólica aguda.  A revisão concluiu que havia falta de dados sobre os efeitos da terapia intravenosa de NaHCO3 para apoiar seu uso clínico e a frequência da terapia com bicarbonato.

Também foi discutido um estudo observacional retrospectivo em 18 UTIs na Austrália, Japão e Taiwan. O SODA-BIC mostrou que a acidose metabólica precoce é comum em pacientes críticos. O bicarbonato de sódio precoce é administrado por médicos a pacientes mais graves, mas sem correção para peso ou gravidade da acidose. Os autores concluíram que a terapia com bicarbonato em pacientes dependentes de vasopressores acidóticos pode ser benéfica e merece investigação adicional.

Por fim, foi compartilhado que há um Ensaio Clínico Randomizado (SODA-BIC trial) em andamento para avaliar a relação entre dependência de vasopressores e acidose metabólica moderada. O grupo intervenção irá receber bicarbonato de sódio e o grupo controle, o placebo (glicose 5%). O desfecho primário será as horas livres de vasopressores (7 dias).

Aguardaremos os resultados para compartilhar aqui no portal da Pebmed!

Veja também: 
ISICEM 2022: Sepse e Covid-19 com Flávia Machado

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Surviving Sepsis Campaign Guidelines 2021. Critical Care Medicine: October 4, 2021 # Fujii T., Udy, A.A., Licari D.E., et al. Sodium bicarbonate therapy for critically ill patients with metabolic acidosis: A scoping and a systematic review. J Crit Care. 2019 Jun;51:184-191.  doi: 10.1016/j.jcrc.2019.02.027. Epub 2019 Feb 26. # Fujii, T., Udy, A.A., Nichol, A. et al. Incidence and management of metabolic acidosis with sodium bicarbonate in the ICU: An international observational study. Crit Care 25, 45 (2021). https://doi.org/10.1186/s13054-020-03431-2