Parestesia em MMSS bilateral
Marco Antonio Passos Macedo
Anestesiologia · CRM: 215166/SP
Paciente 52 anos de idades, sexo masculino, refere parestesia (prurido) em luvas(mãos e antebraço) bilateral ha 1 ano. Nega outros sintomas neurológicos, nega lesões de pele, nega febre. nega quaisquer outros sintomas. Antecedentes de DM 2 ha cerca de 10 anos em tratamento com metformina e outra medicação da nova geração não informada. HBA1C e glicemia jejum se mantem regular 100-126. Sensibilidade dos MMSS preservada.
Li artigos sobre os padrões das neuropatias diabéticas, e de outras plineuropatias, mas não achei a apresentação tão similar. Alguém sugere outro diagnostico ou informação que corrobore com neuropatia diabética?
Marco, geralmente as polineuropatias diabéticas apresentam parestesias (dormências) em bota e luva e podem ser dolorosas. Considerando o exame neurológico normal, deve-se partir para a realização de eletroneuromiografia com a possibilidade de complementação e pesquisa de polineuropatias de fibras finas. O exame confirmará a presença ou não de polineuropatia e se o padrão é desmielinizante ou axonal, que direcionará os exames complementares a serem solicitados. Deve-se descartar as deficiências de vitamina B12, doenças auto-imunes, gamopatias monoclonais, síndrome do túnel do carpo entre outras.
Atenciosamente,
Marcio Venturini.
Neurologista.
MrcioMrcio Venturini:
Neurologia · CRM não verificado
Data do comentário: 25/02/2021 - 12h07
Em tempo:
Deve-se descartar também a polineuropatia demielinizante inflamatória crônica
MrcioMrcio Venturini:
Neurologia · CRM não verificado
Data do comentário: 25/02/2021 - 12h05