← Voltar

Parestesia em MMSS bilateral

Marco Antonio Passos Macedo

Anestesiologia · CRM: 215166/SP

Denuncie

Paciente 52 anos de idades, sexo masculino, refere parestesia (prurido) em luvas(mãos e antebraço) bilateral ha 1 ano. Nega outros sintomas neurológicos, nega lesões de pele, nega febre. nega quaisquer outros sintomas. Antecedentes de DM 2 ha cerca de 10 anos em tratamento com metformina e outra medicação da nova geração não informada. HBA1C e glicemia jejum se mantem regular 100-126. Sensibilidade dos MMSS preservada.

Li artigos sobre os padrões das neuropatias diabéticas, e de outras plineuropatias, mas não achei a apresentação tão similar. Alguém sugere outro diagnostico ou informação que corrobore com neuropatia diabética?

MrcioMrcio Venturini:

Neurologia · CRM não verificado
Data do comentário: 25/02/2021 - 12h05

Marco, geralmente as polineuropatias diabéticas apresentam parestesias (dormências) em bota e luva e podem ser dolorosas. Considerando o exame neurológico normal, deve-se partir para a realização de eletroneuromiografia com a possibilidade de complementação e pesquisa de polineuropatias de fibras finas. O exame confirmará a presença ou não de polineuropatia e se o padrão é desmielinizante ou axonal, que direcionará os exames complementares a serem solicitados. Deve-se descartar as deficiências de vitamina B12, doenças auto-imunes, gamopatias monoclonais, síndrome do túnel do carpo entre outras.

 

Atenciosamente,

Marcio Venturini.

Neurologista.

MrcioMrcio Venturini:

Neurologia · CRM não verificado
Data do comentário: 25/02/2021 - 12h07

Em tempo:

 

Deve-se descartar também a polineuropatia demielinizante inflamatória crônica 

Enviar comentário

Loading...

Esse conteúdo é exclusivo para médicos.

Para ter acesso, identifique-se através do login ou cadastre-se gratuitamente!

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.