← Voltar

Uso do Tocilizumabe e Corticoides

Luiz Felipe Gattass Alvares

CRM: 10311/MT

Denuncie

Bom dia, muitos pacientes estão usando tocilizumabe durante internação juntamente com corticoide. Será que a resposta imunológica está ficando prejudicada aumentando risco de infecções bacterianas e fúngicas ? Gostaria de saber o que estão fazendo quanto ao uso das duas medicações juntas. 

Luiz Felipe 211753sp 

Filipe:

Clínica Médica · CRM não verificado
Data do comentário: 07/06/2021 - 21h48

Olá Luiz!

Dúvida muito comum no dia-a-dia. A melhor evidência produzida até o momento sobre Tocilizumabe é do grupo RECOVERY. Aproximadamente 4000 pacientes com COVID-19 e hipoxemia foram incluidos. 

Um dado importante é que 82% dos pacientes já estavam em uso de corticoterapia no momento da randomização, refletido pelos resultados do próprio grupo RECOVERY sobre corticoterapia, publicados em junho de 2020. 

Além disso, o estudo sugere que a associação do tocilizumabe com corticosteroides reduziu em aproximadamente 1/3 a mortalidade nos pacientes que recebiam oxigênio apenas e, em aproximadamente 1/2, nos pacientes em ventilação mecânica.

Para maiores detalhes do estudo, acesse: https://pebmed.com.br/recovery-tocilizumabe-tem-resultados-positivos-contra-a-covid-19/

Sobre a preocupação com risco de infecções secundárias e uso de agentes imunossupressores, é uma decisão de custo-benefício.

Entender que não devemos lançar mão da terapia em caso de coinfecções ativas, além da COVID. Gosto de usar a procalcitonina nesses casos para diferenciar estados inflamatórios de estados nos quais a coinfecção (bacteriana ou fúngica) possa ter algum papel. Além de analisar o quadro clínico em conjunto com tempo de doença. Fase inicial da doença viral geralmente não é acompanhada de coinfecção. Tenho visto mais em uma fase tardia (a partir da segunda semana). Pacientes ventilados mecanicamente tem risco aumentado de infecções. 

Espero ter ajudado de alguma forma!

Filipe Amado (Medicina Intensiva)

Luiz Felipe Gattass Alvares:

Cirurgia Geral · CRM: 10311/MT
Data do comentário: 08/06/2021 - 19h21

Muito boa explicação, obrigado

Enviar comentário

Loading...

Esse conteúdo é exclusivo para médicos.

Para ter acesso, identifique-se através do login ou cadastre-se gratuitamente!

Entrar | Cadastrar