Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?

Um artigo analisa um banco de dados de idosos para comparar os resultados entre fraturas de quadril e fraturas de fêmur distal nos EUA. Saiba mais.

A comparação da mortalidade e morbidade entre fraturas distais do fêmur e a fraturas do quadril em idosos raramente é relatada na literatura. As fraturas do quadril são fortemente associadas a taxas significativas de complicações, entretanto fraturas distais do fêmur podem apresentar taxas equivalentes ou superiores de mortalidade e morbidade.

Um artigo publicado em julho de 2021 analisa um banco de dados nacional entre os idosos para comparar os resultados entre fraturas de quadril e fraturas de fêmur distal nos Estados Unidos. Trata-se de uma análise retrospectiva de dados obtidos do “National Trauma Data Bank “, considerando o período de 2007-2014 para identificar pacientes com ambas as fraturas com mais de 65 anos de idade. 

Fraturas distais do Fêmur x Fraturas do Quadril em idosos, qual apresenta maior mortalidade?

Método do estudo sobre fraturas em idosos 

Os desfechos analisados ​​incluíram mortalidade intra-hospitalar, tempo total de internação, tempo de internação na unidade de terapia intensiva, tempo de uso de ventilação e alta hospitalar. Modelos de regressão multivariável foram realizados para ajustar possíveis fatores de confusão. 

Foram avaliados 26.325 casos de fraturas distais do fêmur e 233.213 casos de fraturas do quadril. A taxa de mortalidade de pacientes internados foi significativamente maior no grupo de fratura de fêmur distal (8,3% vs. 6,7%), com tempo de internação significativamente mais longo (7,87 vs. 6,65 dias), tempo de internação em UTI maior (1,50 vs. 0,73) e mais dias de ventilação necessários (0,74 vs. 0,27). 

As análises multivariadas demonstraram que os pacientes com fratura de quadril tiveram uma mortalidade mais baixa (OR= 0,80; IC 95% [0,76, -0,85]; p <0,001), menor tempo de permanência (OR= -0,31; IC 95% [ -0,39, -0,23]; P <0,001), e mais probabilidade de ter alta (OR= 0,88; IC de 95%, 0,85, 0,91; P <0,001) em comparação com pacientes com fraturas distais do fêmur.

Leia também: Fraturas atípicas do fêmur e o uso de bifosfonatos

Considerações

Este estudo conclui após o ajuste para fatores potenciais, que os pacientes com mais de 65 anos que apresentam fraturas de distais do fêmur apresentam mortalidade significativamente maior, tempo de permanência mais longo e menor probabilidade de receber alta em comparação com aqueles apresentando fratura de quadril. Esses resultados podem sugerir que os médicos e cuidadores monitorem de perto as condições clínicas desses pacientes.

Referências bibliográficas:

  • Tsai SHL, Lin TY, Tischler EH, Hung KH, Chen CH, Osgood GM, Fu TS, Su CY. Distal femur fractures have a higher mortality rate compared to hip fractures among the elderly: Insights from the National Trauma Data Bank. Injury. 2021 Jul. doi10.1016/j.injury.2021.04.023

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades