Fremanezumabe é aprovado para profilaxia de enxaqueca no Brasil

Desde 2017, temos falado sobre novas opções medicamentosas de profilaxia para enxaqueca. Agora a Anvisa aprovou o fremanezumabe. Leia aqui!

Desde 2017, temos falado no portal da PEBMED sobre novas opções medicamentosas de profilaxia para enxaqueca, os anticorpos contra peptídeos relacionados ao gene da calcitonina (CGRP). Primeiro, comentamos sobre o estudo que trouxe o fremanezumabe como opção de profilaxia de enxaqueca, depois citamos a aprovação do erenumabe e do fremanezumabe pela Food and Drug Administration (FDA).

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Santiária (Anvisa) aprovou, no início do ano, o erenumabe. Como novidade, esta semana, a Anvisa aprovou o fremanezumabe (com nome comercial AJOVY®) para uso no Brasil.

Novo medicamento para enxaqueca

O Ajovy® está disponível em dose única de 225 mg/1,5 mL em seringa com duas opções de dose – 225 mg administrados mensalmente como uma injeção subcutânea, ou 675 mg de três em três meses (trimestral), administrados em três injeções subcutâneas. A medicação pode ser administrada no consultório por um profissional de saúde ou em casa pelo paciente ou cuidador.

Nos estudos de fase III entre adultos com enxaqueca incapacitante, o fremanezumab reduziu o número de dias de enxaqueca mensais ao longo de 12 semanas em relação ao placebo. Reações no local da injeção foram os eventos adversos mais comuns.

A liberação do produto para o mercado brasileiro foi publicada no último dia 16, no Diário Oficial da União. A previsão é de que o medicamento esteja disponível para comercialização no primeiro semestre de 2020. Ainda não há informações sobre preço e locais de venda.

Quer receber as principais novidades em Clínica Médica? Inscreva-se em nosso Whatsapp!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.