Leia mais:
Leia mais:
Gastrostomia: o que é, como cuidar e principais indicações

Gastrostomia: o que é, como cuidar e principais indicações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.

A gastrostomia percutânea por via endoscópica foi desenvolvida a partir de 1980. Atualmente é um método bastante útil em promover nutrição enteral nos pacientes que possuem o trato digestivo funcionante, mas por alguma razão, estão impossibilitados de manter ingesta oral adequada. Atualmente, a gastrostomia endoscópica percutânea é o método de escolha para nutrição enteral prolongada. Assista no filme abaixo a realização de uma gastrostomia realizada por acesso cirúrgico.

As principais indicações de gastrostomia são:

1) Descompressão gástrica temporária

A descompressão gástrica pode ser obtida por meio de gastrostomia temporária, realizada como complemento de operações abdominais de grande porte para as quais se prenuncia estase gástrica, “íleo” prolongado e fistulas digestivas. O procedimento também pode ser indicado em pacientes com doenças psiquiátricas, agitados e idosos onde se deseja evitar o desconforto e os riscos do emprego prolongado de sonda nasogástrica. Como exemplo, a gastrostomia pode ser realizada em complemento à duodenopancreatectomia cefálica.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros!

2) Descompressão gástrica definitiva

A gastrostomia pode ser realizada como terapêutica paliativa em pacientes portadores de neoplasia maligna irressecável da faringe e do esôfago, para os quais não há possibilidade de passagem transtumoral por via endoscópica.

Algumas doenças neurológicas que comprometem a deglutição e o apetite também representam um grupo com indicação vez mais frequente de gastrostomia definitiva. Veja abaixo um trecho da Gastrostomia cirúrgica:

Assista na íntegra em www.surgbook.com o vídeo da Gastrostomia cirúrgica com legendas e narrado explicando a técnica. Assista este e outros vídeos em www.surgbook.com.

Veja também: ‘Você sabe realizar uma Cirurgia de Whipple?’

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Maria Augusta Ferreira da Silva

    Gostei do video

  2. Hermógenes Azevedo dos Santos

    Esse processo pode ser retirado?, caso o paciente recupere a alimentação normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar