Gastrostomia: o que é, como cuidar e principais indicações

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. Veja mais sobre!

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.

A gastrostomia percutânea por via endoscópica foi desenvolvida a partir de 1980. Atualmente é um método bastante útil em promover nutrição enteral nos pacientes que possuem o trato digestivo funcionante, mas por alguma razão, estão impossibilitados de manter ingesta oral adequada. Atualmente, a gastrostomia endoscópica percutânea é o método de escolha para nutrição enteral prolongada. Assista no filme abaixo a realização de uma gastrostomia realizada por acesso cirúrgico.

As principais indicações de gastrostomia são:

1) Descompressão gástrica temporária

A descompressão gástrica pode ser obtida por meio de gastrostomia temporária, realizada como complemento de operações abdominais de grande porte para as quais se prenuncia estase gástrica, “íleo” prolongado e fistulas digestivas. O procedimento também pode ser indicado em pacientes com doenças psiquiátricas, agitados e idosos onde se deseja evitar o desconforto e os riscos do emprego prolongado de sonda nasogástrica. Como exemplo, a gastrostomia pode ser realizada em complemento à duodenopancreatectomia cefálica.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe grátis o aplicativo #1 dos médicos brasileiros!

2) Descompressão gástrica definitiva

A gastrostomia pode ser realizada como terapêutica paliativa em pacientes portadores de neoplasia maligna irressecável da faringe e do esôfago, para os quais não há possibilidade de passagem transtumoral por via endoscópica.

Algumas doenças neurológicas que comprometem a deglutição e o apetite também representam um grupo com indicação vez mais frequente de gastrostomia definitiva. Veja abaixo um trecho da Gastrostomia cirúrgica:

Assista na íntegra em www.surgbook.com o vídeo da Gastrostomia cirúrgica com legendas e narrado explicando a técnica. Assista este e outros vídeos em www.surgbook.com.

Veja também: ‘Você sabe realizar uma Cirurgia de Whipple?’

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades