Genéricos de Eliquis (apixabana) são aprovados nos EUA

A Food and Drug Administration dos EUA aprovou dois pedidos para os primeiros genéricos de comprimidos de Eliquis (apixabana).

Após meio século de uso dos antagonistas de vitamina K, ficaram evidentes as limitações deste grupo de droga: necessidade frequente de monitorização do seu efeito (muitas dosagens de INR no caminho), além de interferência com alimentação e com vários medicamentos comumente utilizados na prática diária.

Neste contexto, surgiram os novos anticoagulantes orais, com muitas facilidades de uso, eficácia comprovada, mas uma dificuldade evidente: o preço. Neste post, traremos uma novidade que pode ser determinante no acesso dessas drogas aos pacientes no Brasil: a Food and Drug Administration dos EUA aprovou dois pedidos para os primeiros genéricos de comprimidos de Eliquis (apixabana).

medicamentos variados juntos com o apixabana

Apixabana

A apixabana é indicada na prevenção de eventos de tromboembolismo venoso em pacientes adultos que foram submetidos à artroplastia eletiva de quadril ou de joelho. Também é indicada para reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), embolia sistêmica e óbito em pacientes com fibrilação atrial não-valvular. Quando comparada com a varfarina, a medicação diminui risco de sangramento, incluindo hemorragia intracraniana.

A FDA concedeu a aprovação dos pedidos dos genéricos de apixabana ao Micro Labs Limited e à Mylan Pharmaceuticals Inc. Não há previsão da chegada dos medicamentos genéricos ao Brasil.

Leia mais: Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.