Gestantes e Covid-19: últimas atualizações

Confira as últimas atualizações sobre o atendimento e prevenção gestantes e puérperas no contexto de pandemia da Covid-19.

Os estudos científicos acerca do Sars-cov 2 ainda são muito incipientes, pouco se sabe sobre o comportamento do vírus no organismo. No que tange a infecção de Covid-19 em gestantes, inicialmente as evidências não indicavam diferenças significativas entre o acometimento e gravidade da doença em mulheres grávidas e não grávidas, a menos que fossem portadores de condições crônicas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade e etc. 

Atualmente, o que tem sido verificado é que as mulheres grávidas com Covid-19 desenvolvem, em sua maioria quadros leves, entretanto, as manifestações vão de quadros assintomáticos até quadros de maior gravidade e fatais.  No último trimestre de gestação e no período do puerpério, o risco de quadros mais graves se torna maior.  Dessa forma, gestantes e puérperas até o 14º dia de pós parto, são consideradas grupos de risco para Covid-19. 

O Ministério da Saúde recomenda o uso do Escore de Alerta Obstétrico Modificado, conforme o quadro abaixo, com o objetivo de identificar gestantes ou puérperas que podem apresentar quadros mais graves. Com base nos parâmetros descritos no quadro, os profissionais de saúde devem ter uma atenção diferenciada à gestantes e puérperas que apresentarem dois ou mais sintomas de alerta amarelo ou um ou mais sintomas de alerta vermelho.

 

A febre e a hipoxemia são responsáveis pelo aumento do risco de trabalho de parto prematuro, rotura prematura de membrana, prematuridade, cesariana e aumento do risco de complicações fetais. A hipertermia, quando ocorre no primeiro trimestre, pode aumentar o risco de malformações congênitas, mas ainda há poucos dados. Eventos tromboembólicos também possuem maior risco de acontecerem em gestantes e puérperas com covid-19.  

A transmissão do vírus pela placenta é pouco provável. Está descrito na literatura uma viremia transitória, porém com baixa carga viral apenas em 1% das gestantes sintomáticas, sugerindo a possibilidade de transmissão transplacentária, mas que de um modo geral, não acontece com frequência. 

No leite materno foram encontrados fragmentos do RNA viral, por RT-qPCR, em algumas amostras de leite de mulheres infectadas. Entretanto, na etapa de análise, não foram isolados vírus viáveis com capacidade de replicação e infecção.  Dessa maneira, o Ministério da Saúde recomenda a manutenção do aleitamento materno e reforça que os seus benefícios são extremamente maiores do que os possíveis riscos de infecção por essa via. 

Gestantes e Covid-19

Prevenção da Covid-19 em gestantes

Os cuidados para prevenção da doença em gestantes e puérperas são os mesmos da população em geral, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, medidas de isolamento social, práticas de etiqueta respiratória. 

Diante das recomendações acerca do distanciamento social para prevenção da disseminação e redução da exposição ao vírus, podem ser realizados alguns teleatendimentos e contatos por telefone durante o acompanhamento pré-natal. Entretanto, as consultas presenciais devem ser realizadas da seguinte maneira para garantir o acompanhamento adequado da saúde da mulher e do bebê:

  • Gestante com menos de 11 semanas: teleconsulta para coleta da anamnese e comunicação de como deve ser feito o acompanhamento pré-natal em situação de pandemia. 
  • Entre 11 e 14 semanas de gestação: consulta presencial, com realização de anamnese, exame físico completo, coleta de exames laboratoriais, ultrassonografia para confirmação da idade gestacional e ultrassonografia morfológica com translucência nucal no 1º  trimestre, nos locais onde for possível. 
  • Entre 16 e 18 semanas: teleconsulta;
  • Entre 20 e 22 semanas de gestação: consulta presencial.
  • Entre 26 e 28 semanas de gestação: consulta presencial, com inclusão de exame para investigação para diabetes mellitus gestacional, administração da vacina DTPa.
  • 32 semanas de gestação: consulta presencial;
  • 35 semanas de gestação: consulta presencial;
  • 37 semanas de gestação: consulta presencial, coleta de RT-qPCR para SARS-CoV-2;
  • 38 semanas de gestação: teleconsulta;
  • 39 semanas e cada semana até o parto: consulta presencial. 

 

É importante sempre deixar claro para a gestante que a equipe de saúde está disponível de forma presencial, se necessário, ou caso alguma questão não seja solucionada por teleatendimento. Quando não for possível o teleatendimento, as consultas presenciais devem ser realizadas em gestantes de risco habitual com 11, 20, 28, 32, 35, 37, 39 semanas, e nas semanas seguintes até o parto. 

Para mais informações atualizadas sobre Covid-19, acesse o nosso aplicativo Nursebook

 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica: 

  • BRASIL. Manual de Recomendações para a Assistência À Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Ministério da Saúde, 2020. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.